CORONAVÍRUS (COVID-19)
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SERVIÇOS ON LINESEMI disponibiliza atendimentos virtuais durante período de pandemia

06/Mai/2020 - 11:09

Licenciamento ambiental e entrada no seguro-desemprego podem ser feitos on line

Em virtude da pandemia em que vive o mundo, diversas medidas foram adotadas para o combate e controle do coronavírus (COVID-19), como o uso obrigatório de máscaras, higienização e ainda o distanciamento ou isolamento social. Em Porto Velho, a Prefeitura suspendeu o atendimento ao público e suas atividades administrativas passaram a ser feitas na modalidade home office (em casa). Com essa medida, o município busca reduzir a aglomeração de pessoas e consequentemente evitar que o vírus circule e dissemine a Covid-19. Serviços essenciais continuam sendo realizados, mas com os cuidados necessários.

A Secretaria Municipal de Integração (Semi), que engloba as subsecretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), entendendo a importância de diversos serviços que executa junto à população e da necessidade de continuidade dos mesmos, passou a disponibilizá-los de forma virtual. Exemplo disso, é o licenciamento ambiental. O interessado no documento pode entrar no portal da Sema (www.sema.portovelho.ro.gov.br) e abaixo das notícias vai encontrar a barra Responsável Técnico e nela o serviço de Licenciamento. “Nesse ambiente virtual, o usuário poderá simular o cadastramento de processos, assim como a inserção de documentos e a tramitação do processo nos setores da Sema. Preenchidas todas as etapas, a equipe de plantão do setor agendará a vistoria, seguindo todos os cuidados recomendados nesse período de combate ao coronavírus. Colocamos à disposição o telefone 3229-1607 para dúvidas e informações. No site também foi disponibilizado material para auxiliar em todas as etapas do Licenciamento Ambiental On Line”, explicou o secretário da Semi, Álvaro Mendonça.

Já o Departamento de Proteção e Conservação Ambiental, da Sema, suspendeu as visitas aos parques naturais da cidade, mas está utilizando esse período para fazer pequenas reformas que vão garantir ainda mais conforto e bem-estar aos cidadãos quando as atividades retornarem. As equipes de plantio estão a todo vapor. Utilizando os equipamentos de proteção individual, e demais cuidados, estão realizando o plantio de dezenas de árvores que, em breve, deixarão a cidade mais arborizada, com mais sobra e ajudando a diminuir a poluição sonora e ajudando a limpar o ar que respiramos.

O Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais está antenado em tudo que acontece no planeta. E tem feito por meio eletrônico campanhas de conscientização sobre os mais diversos assuntos, a exemplo da campanha de combate a Ruídos durante esse período de quarentena. Em razão da Pandemia, muitos profissionais estão trabalhando em casa, e é preciso que as pessoas entendam que barulho provoca estresse, falta de concentração, cefaleia, nervosismo e etc. E essa semana, o DGPA está mobilizando por meio das redes sociais e veículos de comunicação, campanha sobre queimadas. “Além de crime, elas trazem prejuízos ambientais e à saúde de todos, causando doenças respiratórias e agravando quadros de doenças crônicas. Por isso, a importância de reforçar sobre a lei existente e as consequências das queimadas”, alertou o secretário.

A fiscalização ambiental está ocorrendo normalmente. Quem quiser realizar denúncia de ocupação irregular pode fazer através dos números: 0800 647 1320 ou whatsapp 98423-4092.

SEGURO DESEMPREGO

Já a Semdestur, que é responsável pelo Sine Municipal, está dando o suporte para quem busca vaga no mercado de trabalho e para aqueles que buscam o auxílio do seguro-desemprego. A equipe por meio de telefone, e-mail e site, continua fazendo a captação de vagas juntos as empresas e realizando os devidos encaminhamentos dos candidatos para as entrevistas. Já quanto ao seguro, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, é possível dar entrada no benefício com muita facilidade. Através do whatsapp 9 8473-7437, são sanadas todas as dúvidas. Desde a suspensão dos serviços, a Semdestur realizou 2 mil atendimentos de forma virtual, mais de 95% relativos ao seguro-desemprego. Como foi suspenso o serviço de emissão de RG, no momento estão apenas sendo entregues os que já haviam sido solicitados. Pelo whatsapp ou pelo telefone 3901-3181 é possível saber sobre a entrega. (foto divugação)

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