LOGÍSTICA REVERSA
19 de julho de 2018 07:23

Empresas em Porto Velho trabalham destinação ambiental do vidro

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA, através de visita técnica realizada pelo Secretário Robson Damasceno e o chefe de gabinete Gilmar Siqueira conheceram as instalações de uma empresa que está atuando com a logística reversa de vidro em Porto Velho.

Segundo o Robson Damasceno, diversos são os motivos que tornam a logística reversa um assunto tão relevante para Porto Velho. A gestão do atual prefeito Hildon Chaves está preocupa com a disposição dos resíduos e constantemente analisando metodologias que influenciem positivamente em sua redução e consequente destinação.

“O tema sustentabilidade deve ser parte integrante das estratégias dos segmentos, atividades e empreendimentos de Porto Velho. Temos convicção que através de ações sustentáveis, será possível reduzir os riscos dos negócios, abrindo novas oportunidades e gerando benefícios ambiental, social e econômico para a cidade, tanto no presente como no futuro. ”, disse Robson.

O secretário explica, que em Porto Velho, a logística reversa representa um percentual mínimo, digamos que quase insuficiente, do montante movimentado na logística direta. Importante observar que a logística reversa tem sua devida importância, pois além de gerar retorno econômico, contribui para a sustentabilidade do planeta.

“A necessidade do gerenciamento destes resíduos, através da logística reversa é, ainda, mais importante quando consideramos a Lei 12.305/10 que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a qual dentre vários aspectos estabelece a responsabilidade compartilhada entre os atores envolvidos na geração de resíduos sólidos, além da implementação de processos de logística reversa.”, completou Damasceno.

A Prefeitura, através da SEMA, no processo de licenciamento ambiental, ampliará, em tempos de praticar a conscientização ambiental, o monitoramento sobre a disposição final dos resíduos sólidos. Durante a visita técnica foi possível verificar que a empresa, além de atender a uma necessidade da cidade, contribui com o setor de construção e mais que tudo auxilia na destinação correta de vidro, que é 100% reciclável.

Na empresa há vários experimentos que foram classificados como sucesso, entre eles a utilização do material para construção civil. Foi possível verificar a qualidade do sobrepiso construído com vidro moído, colunas e chapisco de muros.

Galeria de Imagens

Mostrando - de imagens

Compartilhar:
Ir para o conteúdo (Alt + 1) Ir para o menu (Alt + 2)