A Prefeirura de Porto Velho através da SEMA e atendendo o planejamento traçado para arborização urbana realizou podas de árvores no Resisencial Porto Madeiro IV. Os trabalhos técnicos são reslizados pela equipe TATU que é formada pelos servidores Telemaco Lins, Josenilson Alves, Valdinei Rocha, Kleber Barros, Jorge Oliveira e Leonardo Augusto.
Segundo o técnico em arborização Kleber Barros a poda é o mais comum entre os procedimentos de manutenção de árvores. "Embora árvores em florestas cresçam bem apenas com a poda da natureza, árvores em ambientes urbanos demandam um maior nível de cuidados para que sua integridade estrutural e estética sejam mantidas.", explica Kleber.
Já o servidor Leonardo Augusto informa que a poda deve ser realizada com conhecimento da biologia das árvores. "Podas inadequadas podem criar danos ou até mesmo reduzir o tempo de vida da árvore. Razões para se podar árvores Devido ao fato de que cada corte de poda tem o potencial de alterar o crescimento da árvore, nenhum galho deve ser removido sem uma razão específica.", demonstrou Leonardo.
Em Porto Velho as razões mais comuns para a poda são a retirada de galhos mortos, a melhoria da forma da copa e a redução de riscos. Segundo o gerente de arborizacao urbana Telêmaco Lins as árvores podem também ser podadas para aumentar a penetração de luz e ar no interior de sua copa ou no ambiente logo abaixo dela.
"Na maioria dos casos, as podas de árvores adultas são medidas corretivas ou preventivas. Podas rotineiras de desbaste não necessariamente melhoram a saúde da árvore. As árvores produzem uma densa copa de folhas para sintetizar açúcares utilizados como energia para seu crescimento e desenvolvimento. A remoção da folhagem pela poda pode reduzir o crescimento e as reservas de energia da planta.". Disse Telemaco Lins.
O técnico Valdinei Rocha relata que podas de grande intensidade podem resultar em um estresse significativo para a saúde da árvore. "Há muitas outras considerações externas à árvore que fazem com que seja necessária a realização de podas. Segurança, liberação de espaço e compatibilização com outros importantes componentes da paisagem. Uma poda adequada, que respeite a biologia da árvore, pode manter a árvore saudável e com boa estrutura e, ao mesmo tempo, valorizar a estética e o valor econômico de nossas paisagens e áreas verdes.". Explica Valdinei.
Quando se deve podar
Em sua maioria, as podas que removem galhos enfraquecidos, doentes ou mortos podem ser realizadas a qualquer época do ano com pouco impacto sobre a árvore. De uma maneira geral e em países de clima temperado, o crescimento e o fechamento das lesões são maximizados quando a poda acontece antes do surto de crescimento da primavera.
O mutirão de poda de árvores é uma ação preventiva que acontece em todo o perímetro urbano, visando diagnosticar a situação da vegetação para promover as ações necessárias à segurança da população. O prefeito Dr. Hildon Chaves determinou a SEMA que efetue serviços para fortalecer as árvores e prevenir acidentes ocasionados por fortes ventos nesse período seco.
O secretário Robson Damasceno reitera que as podas urbanas são desenvolvidas dentro de um padrão técnico, seguindo normas de corte das árvores. “os servidores executam um trabalho muito técnico e que não prejudica a árvore, pois a intenção é de que com a intensificação do tempo mais quente, as copas destas árvores estejam preparadas para oferecer ao munícipe qualidade térmica ao passar pelas calçadas. As árvores são fundamentais para ajudar a refrescar o forte calor”. Disse Damasceno.
Autorização de Poda
O munícipe de Porto Velho também poderá realizar a poda de árvores em suas residências, desde que solicite e receba autorização da SEMA. Para solicitar a autorização o munícipe pode se dirigir a secretaria e preencher a solicitação. Em seguida os engenheiros e técnicos da SEMA irão até a residência e verificarão a situação em que se encontra a árvore. Após a vistoria é emitido ou não a autorização de poda.
É importante frisar que nenhum munícipe tem o direito de podar ou retirar uma árvore sem autorização do poder público municipal, estando este sujeito às penalidades previstas no Código de Meio Ambiente do Município de Porto Velho.
“Estamos realizando a limpeza das árvores. Esta modalidade de poda consiste em retirar galhos e troncos doentes ou aqueles que estão causando algum transtorno, destruindo fiação elétrica, muros e atrapalhando a circulação de veículos e é feita de acordo com a necessidade.”, explicitou.