Na manhã desta terça feira (15/05) no auditório do Ibama ocorreu a primeira reunião entre mais de 20 parceiros da rede SEMEIA para debater e apresentar as atividades que vão ser executadas durante o mês de junho, quando se comemora a Semana do Meio Ambiente. A reunião foi solicitada pela Prefeitura de Porto Velho através do Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas – DGPA que funciona na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMA.
Comemorado no dia 05 de junho, o dia mundial do Meio Ambiente, foi instituído na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que ocorreu em 1972 em Estocolmo, Suécia. A data é considerada uma das principais ações das Nações Unidas, já que o principal objetivo é a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação.
No Brasil, esse período foi estabelecido somente em 1981, através do decreto nº. 86.028, tendo como finalidade o apoio à participação da comunidade brasileira preservação do patrimônio natural de nosso país. Desde então, anualmente são planejadas ações visando chamar atenção em relação à preservação e conscientização ambiental, possibilitando a percepção de sua responsabilidade, no desenvolvimento socioambiental.
Segundo Adirleide Dias - Coordenadora Geral das atividades em nível municipal, no ano de 2017 foi realizada a “AGENDA SEMEIA”, que integrou ações dos órgãos de âmbito municipal, estadual e federal de Meio Ambiente, instituições públicas e privadas, além da sociedade civil organizada. O evento contou com a participação de mais de 11 mil pessoas e trouxe uma agenda positiva de discussão e reflexão sobre as questões ambientais no município.
SEMEIA 2018
A SEMEIA foi criada para celebrar o mês do Meio Ambiente, especificamente o dia 05 de junho, dia mundial do meio ambiente. A programação de 2018 será realizado no período de 11 a 16 de junho, tendo como objetivo promover discussões, debates, formação comunitária e ações culturais que proporcionem maior participação social para esta temática no município.
“Na programação proposta, está a realização de seminários temáticos, visitas técnicas, palestras para a comunidade e nas escolas da rede de ensino municipal, estadual, federal e particular, dentre outras atividades a serem desenvolvidas no Parque Natural Municipal e no Parque da Cidade de forma promover a interação do público com a temática ambiental.”, disse Adirleide.
Participaram da reunião, os órgãos SEMA, SEDAM, IBAMA, SIPAM, FUNASA, EMBRAPA, SEMED, TERMONORTE, Batalhão da Política Ambiental – BPA, UBRA, SÃO LUCAS, IFRAERO, EMATER, CDL, MARQUISE, FECOMERCIO, BOMBEIROS CIVIS, VOTORANTIM Cimentos.
O Secretário de Integração e Subsecretário de Meio Ambiente, Robson Damasceno, em sua fala definiu a agenda integrada como positiva para a gestão ambiental, informando que em 2017 a agenda atuou durante todo ano, não sendo especificamente durante a Semana do Meio Ambiente. Agradeceu as instituições que atenderam ao convite e se fizeram presente na reunião, dando sua contribuição para que a sociedade portovelhense possa ter informações e embasamento pedagógico para promover a sustentabilidade socioambiental.
“ A SEMEIA possibilita que diversas instituições, órgãos e comunidades se mobilizem para falar, discutir, refletir e propor ações e políticas públicas para melhoria da qualidade de vida da população. É um canal facilitador do diálogo para a reflexão, discussão, sensibilização e construção de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências entre a comunidade e a administração pública em busca de soluções para os problemas socioambientais em nosso município.”, concluiu Robson.
A programação ainda se encontra em aberto, podendo agregar ações de outras instituições que não estiveram na reunião, mas que querem fazer parte da “Agenda SEMEIA”.
A educadora ambiental Kátia explicou que considerando que alguns parceiros ficaram de analisar suas agendas internas, podendo integrar mais ações na agenda principal da Semana do Meio Ambiente, a programação poderá sofrer alterações.
“O tema da SEMANA DO MEIO AMBIENTE será definido na reunião dia 17 de maio que ocorrerá na SEDAM, onde serão apresentadas as preposições das reuniões já ocorridas. Nessa ocasião será organizada uma atividade para ser desenvolvida no dia 05 de junho, “Dia Mundial do Meio Ambiente.”. Disse Kátia.
CONVITE PARA POPULAÇÃO
A prefeitura de Porto Velho, através da SEMA, juntamente com as diversas instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil que fazem parte da SEMEIA, conclama a população de Porto Velho a participarem das atividades que serão desenvolvidas no período de 11 a 16 de junho com uma programação rica de informações sobre a preservação e conservação ambiental.