www.googletagmanager.com SEMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Ir para conteúdo

SEMA E ONG ELO GREEN TRAÇAM METAS PARA RECUPERAR NASCENTES

15/Mai/2018 - 22:49

“Mais uma reunião produtiva”. Foi com essa frase que foi encerrada mais uma reunião que se realizou na manhã desta terça feira (15/05) na Secretaria de Meio Ambiente com representantes da Organização Não Governamental Elo Green. O encontro tratou de dos próximos passos que os técnicos municipais e da organização tomarão em relação a execução de um projeto de recuperação de nascentes localizadas no Bairro Nova Porto Velho.

A reunião tratou de consolidar a visita técnica realizada no último sábado no local onde serão recuperadas as nascentes. Na ocasião a parceria tratou de entrevistar todos os moradores a fim de identificar quais as suas opiniões sobre o meio ambiente e principalmente sobre a possibilidade de recuperação da área. Muitos moradores ressaltaram a importância da ação, dizendo que naquele local nasce água de boa qualidade e que deve ser cuidada.

Na ocasião foram detectadas quatro olhos d’água, como são conhecidas popularmente as nascentes. As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas principalmente no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água.

Segundo o Engenheiro Florestal Álvaro Moraes (Elo Green) a água está sendo apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, tendo em vista que todos os setores de atividade humana necessitam fazer uso da mesma para desempenhar suas funções.

Durante a reunião ficou estabelecido que os próximos passos para execução do projeto são: 1) Tabulação dos dados da entrevista pela Elo Green; 2) Oficiar a SEMUR para questionar quais os limites da área, se ela é pública, se foi invadida, ou se foi doada; 3) Execução da limpeza do local em um prazo de 60 dias através da SEMA; 4) Construção do Projeto de Recuperação da Área pela Elo Green; 5) Oficializar a ação ao Ministério Público a fim de obter parceria e legitimidade para a ação; 6) Providenciar o desligamento de ligações clandestinas da rede elétrica que estão em árvores no local.

A Gestora Ambiental Marcia Abrantes Alves Viana da Elo Green reiterou que o propósito da organização é apoiar e desenvolver ações que visem a mudança de comportamento da sociedade permitindo que haja inclusão social, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e principalmente a preservação do meio ambiente.

“Lembro que a nossa instituição é uma Organização Não-Governamental que foi criada por um grupo de profissionais multidisciplinares. Somos todos voltados a área ambiental com o intuito de desenvolver e apoiar projetos sócio-ambientais e culturais de sustentabilidade.”, disse Marcia.

O Secretário Robson Damasceno reforçou a necessidade da execução do cronograma de atuação que está sendo firmado por todos os participantes do processo. “Fui a Ariquemes e visualizei um projeto muito parecido com o que estamos querendo para Porto Velho. A atividade de recuperação e conservação das nascentes deve observar o fluxo de água durante o ano, independente de seu entorno estar ou não coberto de vegetação, devem ser protegidas contra qualquer agente externo que venha a romper o equilíbrio vigente, diminuindo a quantidade e a qualidade da água.”. Referendou Robson.

FONTE: SEMA

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI