A Prefeitura de Porto Velho através da SEMA esteve presente em ações de educação ambiental no Baixo Madeira, em especial no distrito de Nazaré. O objetivo foi de participar do 1° Seminário de Boas Práticas e Gerenciamento dos Resíduos de Frutas descartadas da agroindustria.
A palestra foi proferida pelo Sr. Alcides Técnico agropecuário do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Técnico da SEMA Wellington Cunha. Foram abordados dentro do Seminário diversos assuntos entre eles: Os Resíduos das frutas serão usados para compostagem orgânica e transformados em substratos para venda; O óleo de cozinha, transformado em sabão caseiro. Já o alumínio, pets, sacolas plásticas e outros materiais recicláveis serão vendidos.
Wellington, apresentou uns dos vários projetos da SEMA que serão implantados nesta Gestão pelo Prefeito Hildon Chaves. O Projeto de Educação Ambiental para a Coleta Seletiva no Baixo Madeira, o Plano Municipal de Educação Ambiental foi elaborado participativamente, onde estabeleceu ações para o Desenvolvimento da Educação Ambiental no município de Porto Velho.
Segundo o secretário Robson Damasceno, no Plano, a Educação Ambiental é definida como um Processo participativo, transversal e interdisciplinar, onde o educando assume o papel de elemento central do Processo ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador. "Tudo ocorre através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.", disse Robson.
O objetivo geral do Projeto, será implantar ações integradas, com diferentes etapas, visando a gestão dos resíduos sólidos, por meio da Coleta Seletiva e Reciclagem, promovendo ações de Educação Ambiental para a sensibilização e conscientização da Comunidade.