Na manhã desta quinta feira (14) a Prefeitura de Porto Velho através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) em parceria com a rede de proteção e bem estar animal realizou no Auditório da Infraero localizado no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira de Oliveira o Seminário de Bem Estar Animal.
A abertura contou com a fala da Dra. Patricia Hurtado representando o Secretário Robson Damasceno e Sra. Elisama, representando a Infraero. Para ministrar no seminário, foram convidados os Ilustres palestrantes que desempenham funções de bem estar e proteção e são referências nacionais.
A primeira palestra coube a Drª Vivien Midori Marikawa, Chefe de Divisão do Monitoramento e Proteção Animal no Estado do Paraná, que falou das experiências referentes a implementação das politicas públicas de proteção animal no município de Curitiba/PR.
Já o segundo palestrante foi o Dr José Fernando Ibanez, Presidente da Anclivepa de São Paulo, que trouxe as experiências referentes a rede de proteção animal implantada em São Paulo, bem como apresentou experiências de hospitais públicos veterinários gerenciados pela Anclivepa.
A Sra. Elisama, da Infraero apresentou um estudo de caso sobre Perigo Aviário na região do aeroporto Internacional Jorge Teixeira Oliveira, realizado pela mestranda Angela Neta Dias. O Seminário teve a participação de profissionais diversos da área ambiental, de empresas privadas ligadas a temática animal, protetores de animais, representantes da OAB, acadêmicos e profissionais da SEMA, representando a Câmara de Vereadores esteve presente o Vereador Alex Palitot.
Foram realizadas perguntas pertinentes as experiências dos palestrantes e exposição das dificuldades enfrentadas pelo município de Porto Velho, dúvidas relacionadas aos temas e outros de interesse local, sendo todos sanados pelos palestrantes e bem como pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Velho, encerrando as 12h30min.
Visita Produtiva
A visita dos especialistas sobre proteção e bem estar rendeu uma série de articulações e reuniões técnicas que se iniciaram ainda no dia anterior ao tão esperado Seminário de Proteção e Bem estar animal. No dia 13 de junho a Drª. Vivien Midori Marikawa – Coordenadora da Rede de Proteção e Bem estar animal de Curitiba – PR, reuniu-se com técnicos da SEMA e de outras secretarias da prefeitura, a fim de conhecer a proposta de Programa e debater sobre experiência vivenciadas já algum tempo no Município de Curitiba – PR.
Dia 14 de junho, finalizado o seminário que ocorreu no auditório da INFRAERO, os técnicos Drª. Vivien Midori Marikawa – Coordenadora da Rede de Proteção e Bem estar animal de Curitiba – PR e Dr. José Fernando Ibanez – Presidente Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – Anclivepa – São Paulo, tiveram a oportunidade de conhecer alguns pontos históricos da nossa cidade, como o Recanto do Tambaqui, o qual puderam experimentar pratos regionais. Também conheceram a nossa saudosa Estrada de Ferro Madeira Mamoré e o Rio Madeira. Durante esses passeios puderam acompanhar o quantitativo de animais dispostos nas ruas de nossa cidade.
No período da tarde, reuniu-se com a Dra Ieda Chaves - Primeira Dama do município - com técnicos do gabinete do prefeito e da SEMA na Prefeitura com o intuito de apresentar as experiências com Hospital Público Veterinário da Anclevepa – SP e da implantação e implementação da Política Pública Municipal de Proteção e Bem estar Animal do Município de Curitiba – PR, sendo muito proveitosa para os técnicos presentes e devendo ser utilizada como um dos referenciais para Porto Velho.
No final da tarde, a equipe da SEMA e os convidados participaram de um programa de rádio falando da visão que teve em relação a organização da Prefeitura e sua avaliação sobre o evento, sendo muito positiva a avaliação. Segundo a Drª. Vivien, a prefeitura está fazendo muita coisas em relação a proteção animal, apesar da pouca divulgação. “Disse que o evento foi muito positivo e parabenizou a SEMA pela iniciativa”.
Já o Dr. José Fernando, disse “que nem sempre o trabalho que está sendo feito agrada todos, mais que a iniciativa é muito válida, a proposta está bem elaborada e que logo, logo Porto Velho poderá ser referência na região norte”. Disse que acredita não demorar muito para a cidade ter um hospital veterinário gratuito”.
A noite, houve ainda uma visita ao Hospital Veterinário da FIMCA, juntamente com a Dra Josaine Leila (veterinária da SEMA).
Porto Velho encantou nossos convidados que prometeram retornarem o mais breve possível. Colocando-os a disposição para continuar colaborando no processo.
A Prefeitura de Porto Velho, através SEMA, agradece de coração a colaboração dos técnicos visitantes, na expectativa de colocar em prática tudo que foi discutido e planejado.
Participaram das atividades: Dra Patrícia Hurtado, Dr. Bruno Godim, Dra. Josaine Leila, responsáveis pelo Programa e bem estar animal de Porto Velho e o DGPA, representada pela Adirleide Dias.
FONTE: SEMA