A SEMEIA 2018 foi mais uma Semana de Meio Ambiente de sucesso para o município de Porto Velho. Em uma de suas atividades planejadas os alunos da Escola Murilo Braga, participantes do Projeto COMVidas, puderam ter uma experiência muito interessante, pois conheceram como funciona o projeto de Monitoramento da Biodiversidade.
A atividade foi proporcionada pela Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA com intervenção direta dos(as) técnicos(as) do Departamento de Gestão de Políticas Ambientais e Mudanças Climáticas - DGPA.
Durante a atividade os alunos conheceram como funciona o projeto de Monitoramento da Biodiversidade utilizado nas unidades de conservação federais e que a SEMA está com projeto de implantação no Parque Natural Municipal, Senador Olavo Pires, nossa principal unidade de conservação, conhecido por muitos por parque ecológico.
Para desenvolver essas atividades os técnicos da Divisão de Monitoramento de Qualidade Ambiental da SEMA articularam junto ao ICMbio equipamentos utilizados na captura de animais, como borboletas e morcegos. Foi necessário realizar a instalação prévia dos equipamentos de captura em locais estratégicos nas trilhas pouco frequentadas do Parque.
No dia posterior foi realizada uma oficina com as crianças apresentando o funcionamento, objetivo e como seria a visita deles as trilhas do Parque. Já no terceiro dia de atividades, foi realizada a visita no parque para que os alunos participassem do monitoramento da biodiversidade.
As crianças puderam ver de perto o funcionamento dos equipamentos de captura, observações dos bichinhos, além de aproveitar o que a qualidade da natureza proporcionada aos visitantes do Parque Natural.