A Prefeitura de Porto Velho através da SEMA lançou o projeto "ESCOLAS SUSTENTÁVEIS", dentre os beneficios está a construção de hortas ecológicas. Nesta sexta feira foi realizado o DIA DA COLHEITA na Escola Rio Madeira no bairro Nova Esperança.
Os alunos orientados pela equipe técnica da escola realiza os tratos com as hortaliças e colhe a quantidade necessária para utilização na própria merenda da escola. O Projeto Escola Mais Sustentável que tem o objetivo de levar educação ambiental para 19 escolas da rede pública de ensino. Para isso há uma grande parceria entre a SEMA e a SEMED. O projeto também alcança escolas do Estado.
Segundo Erica Navarro - diretora da Escola Rio Madeira, dentre outras atividades, a construção da horta orgânica sustentável na escola foi fundamental para a educação ambiental das crianças. "Os alunos aprendem a separar o lixo e reaproveitam os resíduos orgânicos para compostagem que é utilizada na própria horta. E o melhor de tudo é a melhora na qualidade da merenda", disse Érica.
Compostagem
Compostagem é o nome dado ao processo de decomposição biológica e de reciclagem de matéria orgânica animal ou vegetal.
O Secretário Robson Damasceno explica que resíduos orgânicos domésticos, comerciais, industriais, agropecuários e podas de jardins podem ser aproveitados na compostagem.
"A transformação desse tipo de material em composto orgânico reduz a quantidade de lixo úmido depositado em aterros sanitários ou lançados irregularmente em áreas públicas.", explicou Robson.
A diretora da SEMA, Adirleide Dias relata que o orgânico é um produto cultivado sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza, baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.
Fonte: SEMA