A prefeitura de Porto Velho por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), a convite da Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Freire participou da Feira Infanto Juvenil sobre Meio Ambiente, realizanda na tarde desta quinta feira (12).
Um exemplo de sustentabilidade e vontade de defender o Meio Ambiente. Os alunos da Escola fizeram exposição de vários projetos sustentáveis, inclusive sobre os malefícios que as queimadas trazem ao meio ambiente.
Com estandes dispostos no pátio da Escola vários temas foram abordados. A SEMA apresentou a Campanha de Prevenção e Combate às queimadas e incêndios florestais, enfatizando que queimada é crime ambiental e traz grandes prejuízos, sociais, à saúde e econômico, podendo o infrator ser multado e responder criminalmente.
Segundo Adirleide Dias o valor da multa varia entre 1 a 100.000,00 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Município de Porto Velho), conforme Art. 277 da Lei Complementar 138 de 28 de dezembro de 2001, alterada pela Lei Complementar nº. 667 de 10 de julho de 2017. "Além disso, a Lei Federal nº. 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) estabelece que o infrator ambiental poderá responder cível e criminalmente.", disse Adirleide.
O evento iniciou às 18 horas e finalizou às 22hmn:00mn. Participou uma média de 300 alunos, além de professores e equipe pedagógica da Escola Orlando Freira, localizada na Av. Rio de Janeiro, bairro Baixa União.
A equipe SEMA foi composta pelos técnicos, Wellington Correia da Cunha (gerente de Educação Ambiental), Dilean dos Santos Roque, Benedita do Nascimento Pereira (Bené), coordenadora da campanha, e Adirleide Dias dos Santos, Diretora do DGPA.