A Prefeitura de Porto Velho através da SEMA iniciou a construção de uma nova praça pública na confluencia das avenidas Amazonas com Nações Unidas. A determinação foi dada pelo Prefeito Hildon Chaves que solicitou a conclusão da obra em 60 dias. Os serviços serão realizados de forma direta pelos servidores da SEMA.
Segundo o Prefeito a ocupação de vazios urbanos por obras de parques e praças, mais que o embelezamento e complementação urbanística da cidade, tem grande alcance social.
"As praças e os parques são espaços públicos onde o lazer, a diversão e o esporte não apenas proporcionam a integração da família na comunidade, mas também contribuem para melhor qualidade de vida e a redução dos níveis de violência.", explicou Hildon.
O Prefeito relatou que a praça será uma homenagem aos seringueiros da Amazônia. Seringueiro é o personagem típico da região dos seringais. É aquele que extrai o látex das seringueiras e viabiliza sua transformação em borracha natural. Os seringueiros têm uma história de luta, com realização de atos que contribuíram com o desenvolvimento da Amazônia.
Segundo o secretário Robson Damasceno não há dúvida que espaços públicos como as ruas, as avenidas, as praças e os parques podem contribuir com a redução dos níveis de violência.
"Vamos destinar mais espaços à convivência da família, estimulando relações humanas saudáveis Essa destinação de espaços públicos deve promover a promoção da interatividade da população.", disse Robson.
A despeito do conceito urbanístico, é cada vez mais latente o valor sociológico dessas obras, pois há o entendimento de que a forma do ambiente urbano se encontra necessariamente relacionada às articulações dos interesses e esforços sociais e econômicos, envolvendo neste sentido, as pessoas, seus desejos e intenções. Praças são obras destinadas à apropriação da comunidade, um local onde a área urbana ganha dimensões socioambientais, promove a integração e realça valores, como o respeito ao próximo e cuidados com a saúde, seja por meio do exercício de atividades coletivas, seja através do lazer individual.