A Prefeirura de Porto Velho através da SEMA , atendendo solicitação do Secretário Gerson da SEMES e ainda o planejamento traçado para arborização urbana realizou podas de árvores na praça do contorno, localizada no Conjunto Marechal Rondon.
O prefeito Dr. Hildon Chaves determinou a SEMA que amplie os serviços para fortalecer as árvores e prevenir acidentes. Posteriormente vem a parceria da SEMUSB executando toda a limpeza
Os trabalhos técnicos são reslizados pela equipe de servudores Ronaldo, Dinho, Deive e Antônio. Segundo o técnico Ronaldo a poda é um procedimento de manutenção para a qualidade das árvores.
As árvores em florestas crescem bem, apenas com a poda da natureza, já árvores em ambientes urbanos demandam um maior nível de cuidado.
"Esses cuidados são necessários para que a integridade estrutural e estética sejam mantidas.", explica Ronaldo.
Já o servidor Dinho disse que a poda deve ser realizada com conhecimento da biologia das árvores, pois as podas inadequadas podem criar danos ou até mesmo reduzir o tempo de vida da árvore. "Por essas razões para se podar árvores nenhum galho deve ser removido sem uma razão específica.", demonstrou Dunho.
O servidor David relatou que executa com muito gosto o trabalho de podas. "Fazemos com cuidado, para que cada corte não prejudique o potencial de crescimento da árvore." , explicou David.
As ações na Praça do Contorno tem o objetivo de garantir segurança aos usuarios, pois em muitos locais os galhos prejudicavam a iluminação. Foram retirados ainda galhos mortos, realizadas ações para a melhoria da forma da copa e a redução de riscos de queda.
Segundo o servidor Antônio as árvores podem ser podadas para aumentar a penetração de luz e ar no interior de sua copa ou no ambiente logo abaixo dela.
"Importante frisar que na maioria dos casos, as podas de árvores adultas são medidas corretivas ou preventivas.". Disse Antonio.
O secretário Robson Damasceno informa que podas de grande intensidade podem resultar em um estresse significativo para a saúde da árvore. Lembrando que poda e erradicação sem autorização da multa ambiental. "O mutirão de poda de árvores é uma ação preventiva que acontece em todo o perímetro urbano, visando diagnosticar a situação da vegetação para promover as ações necessárias à segurança da população.", explanou Damasceno.
FONTE: SEMA