A Prefeitura de Porto Velho está intensificando as ações de manutenção das mudas de árvores e da grama plantadas pelo Programa Porto Velho mais Verde, desenvolvido através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA).
A manutenção é realizada na Avenida Duque de Caxias, na Br 364 (Entrada da cidade), Margens de canais e Ecoparque. Ao todo a SEMA trabalha a manutenção de mais de 16 mil mudas plantadas em 2017 e 2018, além de mais 30 mil metros quadrados de grama.
A manutenção segue o planejamento da gestão ambiental municipal iniciada no ano passado e a continuidade das ações de produção de mudas, doações e plantios na cidade são compromissos assumidos pelo prefeito Dr. Hildon Chaves.
Segundo o Prefeito, é de fundamental importância o trabalho de plantio e manutenção para a melhoria da qualidade ambiental da cidade.
"Solicitei ao secretário Robson Damasceno a ampliação das equipes que trabalham em campo. Esta se iniciando um duro verão em Porto Velho, sendo necessárias intervenções pontuais para garantir o desenvolvimento das árvores e paisagismo já realizados”, afirmou Dr. Hildon.
Ações de Manutenção
O secretário Robson Damasceno explicou que a manutencao compreende: realização de poda de condução, retutoramento, coroamento para evitar a concorrência com ervas daninhas, adubação complementar, replantio em casos de perda natural ou vandalismo, produção de novas mudas no viveiro municipal e também a importante irrigação.
"A manutenção é uma etapa fundamental do processo de crescimento e de consolidação das mudas plantadas. Para 2018, nossa meta é plantar diretamente 20 mil mudas de árvores e produzir 300 mil mudas no viveiro Municipal.", disse Damasceno.
O secretário relata que foram muitos os avanços da gestão ambiental obtidos na gestão do prefeito Hildon Chaves e na sua determinação de investir na arborização urbana e na gestão de áreas protegidas.
O técnico municipal Ronaldo Ramos explica que a arborização é um grande desafio assumido pela gestão municipal.
"Temos uma equipe pequena em quantidade, mas muito grande em determinação e vontade de melhorar o meio ambiente. Estamos nos revezando, de manhã, de tarde e de noite em prol do Meio Ambiente.", disse Ronaldo.
O Programa Porto Velho mais Verde lançado pelo prefeito Hildon em 2017, já plantou diretamente e através de doações mais de 240 mil mudas, a maior parte utilizada para recuperação de áreas degradadas em pequenas propriedades rurais.
O servidor Josenilson Alves relatou que a intenção este ano é trabalhar na manutenção do que já foi plantado, intensificar o manejo (poda e supressão preventiva) da arborização consolidada e cumprir a meta de plantio.
O diretor de Proteção e Conservação Ambiental - Engenheiro Paulo Regis informou que os plantios e doações de 2018 serão realizados no período chuvoso que é o propício para a sobrevivência das plantas.
“Retomaremos os novos plantios nos locais previamente mapeados nos bairros da cidade. Temos certeza que vamos atingir a meta estabelecida pelo nosso secretario.", relata Paulo.