PORTO VELHO MAIS VERDEPrefeitura amplia plantio de mudas na entrada da cidade

Publicação: 01/08/2018 04:51:44

A Prefeitura de Porto Velho através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- SEMA realizou na manhã desta terça feira (31/07) o plantio de mais 73 (setenta e três) árvores (mudas variam de 1,5 a 2 metros de altura) no canteiro da entrada da cidade.

As espécies utilizadas seguem o especificado no Plano de Arborização Urbana e no Projeto de Paisagismo da entrada da cidade. As mudas foram de Ipê roxo, Ipê amarelo, Ipê branco e jacarandá.

Os plantios fazem parte do Programa Cidade Mais Verde que objetiva promover mais harmonia com maior interação do verde na paisagem e urbanização, ajudando na diminuição das poluições sonora e visual.

Segundo o servidor da SEMA - Josenilson Alves (componente da Equipe TATU de arborização urbana) o plantio também irá proporcionar no futuro a melhoria do clima através da diminuição de temperatura, sombreamento, mudanças na velocidade e direção dos ventos.

"Nossa equipe vem executando o planejamento da arborização de Porto Velho, sendo que pela primeira vez, em anos, estamos tendo estrutura para realizar também o monitoramento dos plantios, que é fundamental para o crescimento das árvores.", disse Josenilson.

O gerente de arborização, Telêmaco Lins informou que a execução de serviços de plantios urbanos são de responsabilidade da SEMA. "Diariamente esses bravos guerreiros executam serviços de limpeza em jardins e Áreas de Preservação Permanente, plantios de mudas, grama e plantas hornamentais e ainda a irrigação para que as espécies suportem o forte calor do verão amazônico.", explicou Telêmaco.

O servidor Kleber Barros explica que as mais de setenta árvores plantadas contam com sistema próprio de irrigação. "Aqui todas as mudas receberão irrigação durante duas vezes ao dia. Sendo que essas árvores não sofrerão com o clima desta época do ano.", disse Barros.

Os responsáveis pelo monitoramento daquele quadrante são os servidores Joel, Anacleto e Valdinei Azul.

O secretário Robson Damasceno explicou que através do monitoramento já é possível comprovar uma melhora no planejamento, execução e condução dos tratos culturais em cada árvore, possibilitando uma maior agilidade para tomada de decisões.

A equipe SEMA é compoata pelos servidores: Telemaco Lins, Josenilson Alves, Valdinei Rocha, Kleber Barros, Jorge Oliveira, Leonardo Augusto, David Braz, Joel, Anacleto, Azul. Ronaldo, Maxuel, Irtmo, ZeGarra, Dinho e Antônio.


Plantio de mudas na br

01 / Ago / 2018 - 04:54

Entrada da cidade - Arborização