A Prefeitura de Porto Velho, com reforço de empresários, iniciou o quarto módulo de paisagismo da BR 364, ampliando ainda mais o Projeto Parceria Verde. O quadrante será totalmente transformado através de Parceria Público Privada.
Está fase engloba a frente das seguintes empresas: Mercantil Nova Era, Amazônia Pneus, Fertisolo, Cometa Truck, Disagua.
O principal interesse em aderir ao Projeto Parceria Verde foi do empresário César Pyles da Fertisolo. O empresário buscou contato com os demais proprietários para formalizar uma forte união para a total transformação do canteiro do viaduto localizado em frente às empresas.
O Prefeito de Porto Velho, Dr Hildon Chaves, determinou a execução da limpeza e terraplanagem do local ainda nesse sábado (04/08). O secretário Diego Lage cedeu uma motoniveladora para que os servidores da SEMA, auxiliados pelo Operador Jairzinho da SEMAGRIC e diretamente capitaneados pelo secretário Robson Damasceno pudessem realizar a primeira fase dos serviços.
Os servidores da SEMA já realizaram os cortes no concreto e asfalto que serão necessários para a passagem da tubulação que vai irrigar os futuros lindos jardins, grama e árvores do local.
A Prefeitura irá ceder madeira para o entarugamento necessário para construção da grande calçada de concreto. A partir da próxima semana, entram os serviços contratados pela FERTISOLO.
A empresa capitaneando a União com os demais empreendimentos citados vai construir uma calçada concretada com cinco (05) metros de largura e com espessura de 12 cm, a fim de suportar o peso dos caminhões que manobram naquele logradouro.
A próxima fase consistirá no plantio de grama em uma primeira faixa de 1,80 m e em uma segunda faixa de 5 m. Nesse trabalho, os empresários irão adquirir a grama e os servidores da Prefeitura irão plantar.
O secretário Robson Damasceno lembra que o Projeto Parceria Verde faz parte do Programa Cidade + Verde, ação coordenada pela SEMA de forma integrada com a SUOP, SEMUSB, SEMTRAN e EMDUR, e ainda, com subsídio do grupo de paisagismo criado pelo Prefeito Hildon e pela primeira dama Ieda Chaves.
O objetivo fundamental é de melhorar o aspecto urbano paisagístico da entrada da cidade, praças e áreas verdes. Nesta fase do Projeto, além da gramagem serão utilizadas plantas ornamentais, pedras decorativas, cortinas verdes, entre outros insumos de paisagismo.
Segundo o Prefeito Dr. Hildon Chaves o objetivo principal do projeto é construir jardins em todo o perímetro a fim de que os turistas, visitantes e principalmente os moradores da cidade sintam orgulho de chegar em Porto Velho pela Br.
“Sensação agradável! Será o que as pessoas vão sentir quando chegarem a Porto Velho, pois o paisagismo e a arborização proporcionarão a cidade inúmeros benefícios e orgulho a nossos cidadãos”, explicou o prefeito.
O secretário Robson Damasceno afirmou que o Programa Cidade + Verde, além de estratégico para amenizar problemas ambientais adversos, trabalhará o planejamento da paisagem de Porto Velho, sendo importante sob os aspectos ecológico, histórico, cultural, social, estético e paisagístico. "A adesão dos empresários será fundamental para darmos a nossa cidade a cara de uma grande capital. Em breve teremos mais orgulho de Porto Velho, podendo competir com as demais capitais em vários aspectos de paisagismo e plantio de árvores.", disse Damasceno.