SEMA executa reforma da Pista de Madeira do Parque Natural

09 / Ago / 2018 - 05:11
Ver foto de capa

A Prefeitura de Porto Velho através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e.Desenvolvimento Sustentável (SEMA) iniciou obras de reforma na passarela de.madeira localizadas no Parque Natural.

A passarela possui uma extensão de 700 metros dando acessibilidade aos visitantes do Parque de percorrerem a trilha pelo interior da floresta. A execução das obras já estavam no planejamento estratégico da SEMA, no entanto não haviam começado tendo em vista que as tábuas de madeira necessárias para troca ainda não haviam chegado.

Segundo o secretário Robson Damasceno o principal ponto de troca será de 250 metros de pista que foram construídos em 2016 e que já sofreram muito com a umidade da floresta e com a constante utilização dos visitantes do Parque.

"Somente ano passado tivemos a visita de aproximadamente 150 mil pessoas. O parque mantém a média de visitação nos finais de semana de 2.200 pessoas.", explicou Robson.

Segundo o secretário a reforma total do parque contempla várias melhorias que serão realizadas ainda no ano de 2018. Inclusive com a construção de 600 metros quadrados de calçadas que ligarão o final da pista de madeira até a entrada do Parque. O Parque Natural é a maior Unidade de Conservacão Municipal.

O diretor do DPCA - Eng. Paulo Regis - explica que durante os 50 dias de reforma a pista de madeira ficará interditada.

"Serão feitas reformas na pista de madeira com a substituição de peças que sofreram com a umidade da floresta e as fortes chuvas do inverno. Sendo que foram adquiridas tabuas de espécies mais resistentes, o que vai ampliar a vida util da passarela.", disse Paulo.

O gerente do parque, Eng. Elderlei relatou que além das reformas e construção de novas pistas, o parque ainda irá apresentar para o munícipe a reforma do Viveiro Municipal com ampliação da capacidade de produção para até 300.000 mudas.

"Estamos aos poucos reformando e consertando tudo. A tirolesa ja foi totalmente revisada, garantindo mais segurança para as crianças. O painel de escalada foi totalmente trocado, sendo que utilizamos compensado naval.", explicou Elderlei.

O circuito de arvorismo também receberá intervenções. Para o segundo semestre a Prefeitura prepara uma grande exposição no Centro de Visitação (museu), além de outras obras de grande envergadura.

Os trabalhos de reforma são executados pelos próprios servidores da SEMA, divididos entre colaboradores que trabalham diretamente no Parque e membros da Equipe TATU. O comando da obra é do servidor Sr. Marinho.

FONTE: SEMA

Reforma trilha

09 / Ago / 2018 - 05:14

Reforma trilha