www.googletagmanager.com SEMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Ir para conteúdo

QUEIMADAS
SEMA FAZ CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE AS QUEIMADAS NO RESTAURANTE POPULAR PRATO CHEIO

21/Ago/2018 - 17:06

A Prefeitura de Porto Velho por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), realizou nesta manhã de Terça Feira (21), uma abordagem educativa sobre a Campanha de Prevenção e Combate as Queimadas no RESTAURANTE POPULAR PRATO CHEIO.

A SEMA apresentou a Campanha de Prevenção e Combate às queimadas e incêndios florestais, enfatizando que queimada é crime ambiental e traz grandes prejuízos, sociais, à saúde e econômicos, podendo o infrator ser multado. O valor da multa varia entre 1 a 100.000 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Município de Porto Velho), conforme Art. 277 da Lei Complementar 138 de 28 de dezembro de 2001, alterada pela Lei Complementar nº. 667 de 10 de julho de 2017. Além disso, a Lei Federal nº. 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) estabelece que o infrator ambiental poderá responder cível e criminalmente. A população teve acesso a informação de que as Queimadas atingem diretamente a saúde dos idosos e crianças. A abordagem iniciou às 11h com a entrega de jornais, panfletos e sacolinhas, junto aos visitantes e usuários que fazem suas refeições no restaurante Popular.

PREVENÇÃO

Segundo a coordenadora, os incêndios normalmente começam quando um morador resolve limpar um quintal e acaba pondo fogo achando que está apenas limpando o imóvel onde vive. “Mais da metade dos incêndios registrados por nossa equipe são feitos pelos próprios populares. Os moradores têm uma cultura de querer limpar o quintal de sua casa e terrenos ateando fogo e a gente orienta que não faça isso. Na maioria das vezes nós não conseguimos identificar o causador dessas queimadas. Nós pedimos ajuda que denunciem essas ações com foto, vídeo e endereço que nossa equipe vai penalizada criminalmente essa pessoa caso ela seja identificada porque só a multa não está resolvendo o problema”, explicou (Bené), coordenadora da campanha, e os Brigadistas (Bombeiros Civis)

Os trabalhos efetivos e levantamentos feitos pelo comitê na pesquisa nos trazem a verificar que a maioria dos atendimentos ocorreram nas zonas leste e sul, além do setor chacareiro. No total, 22 brigadistas civis trabalharam para frear as chamas. Segundo a chefe da brigada, Katty Ximenes, as ocorrências são enviadas por uma equipe do Centro Integrado De Operações Policiais (Ciop).

Segundo o secretário Robson Damasceno além da brigada, o combate é feito pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros e até Polícia Militar (PM). "A emissão dos registros é feita pelo Ciop para que não confunda todos os órgãos em um mesmo chamado. Isso significa que todos trabalham para inibir os focos de incêndio", explicou o secretário.

O secretario conta que recebe cerca de 10 chamados por dia. Segundo ele, a quantidade de ocorrências registradas antes do mês terminar é preocupante, mais tivemos uma queda significativa nas ocorrências no início das chuvas que caíram durante esses últimos 15 dias.

"Parece que, a cada ano, o fogo nos vence. Mas tenha certeza que há um trabalho efetivo de combate e orientação contra incêndios", ressaltou a chefe. Brigada municipal atende, em média, 10 chamados por dia. "Além do combate, nós fazemos visitas, orientamos as pessoas.

Mesmo assim, a população não entende que a queimada prejudica não só o Meio Ambiente, mas também a nossa saúde", completou Katty.

A abordagem atingiu cerca de 600 pessoas que receberam o material e se manifestaram apoiando a iniciativa da Secretaria. Participaram da agenda os técnicos, Wellington Correia da Cunha, gerente de Educação Ambiental, Benedita do Nascimento Pereira (Bené), coordenadora da campanha, e os Brigadistas (Bombeiros Civis) BC Carmem, BC Figueira, BC Wagner. .

FONTE: SEMA 

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

RESTAURANTE POPULAR PRATO CHEIO

21/Ago/2018 - 18:10

COMPANHAS DE PREVEÇÃO CONTRA AS QUEIMADAS


Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI