A Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), realizou mutirão de podas de prevenção no Distrito de Calama. A equipe que conta com 08 (oito) servidores e efetuou a manutenção em 73 árvores. Destas, 11 foram erradicadas, pois estavam oferecendo risco de queda ou foram plantadas debaixo da fiação elétrica, não sendo adequadas para o local.
Segundo o coordenador da equipe, Josenilson Alves a equipe foi composta por: Paulo Viana ( viveiro), Elidia Rosa (viveiro), Marina Barbosa (parque natural), Kleber Barros (equipe tatu), Valdinei Rocha (Equipe tatu) Diego Santos (gabine). Josenildon explica que o trabalho faz parte do planejamento da secretaria e foi determinado pelo Prefeito Hildon Chaves e é acompanhado de benfeitorias, tais como iluminação através da EMDUR e limpeza pela SEMUSB.
A servidora do viveiro Elidia disse que no ambiente urbano, a poda de árvores é uma atividade importante e necessária. "Temos que saber utilizar técnicas. O modo como ela é realizada interfere diretamente na qualidade das espécies e na sua conservação.", disse Elidia.
Segundo o secretário Robson Damasceno o mutirão de poda de árvores é uma ação preventiva que visa diagnosticar a situação da vegetação para promover as ações necessárias à segurança da população.
"O próprio prefeito Dr. Hildon Chaves determinou a SEMA que efetuasse serviços constantes para fortalecer as árvores e prevenir acidentes ocasionados por sinistros que ocorrem principalmente no período de início das chuvas e ventos.", disse Robson.
Importante frisar que com a poda das árvores realizada adequadamente pelos técnicos da SEMA, até a iluminação pública se torna melhor. A SEMA, através do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental (DPCA) desenvolve uma campanha anual de poda e supressão.
Os trabalhos realizados por servidores municipais qualificados que buscam a realização de serviços de poda consciente das espécies arbóreas na área urbana na capital e seus distritos. Em conjunti com um trabalho de Educação Ambiental, a intenção é conscientizar a população para a preservação do meio ambiente e manutenção do verde dentro do município, garantindo, de tal forma, o acompanhamento ambiental seguro através da fiscalização.
Para que o cidadão realize uma poda ou erradicação, deve solicitar autorização na SEMA. Realizar podas ou erradicações sem autorização é crime ambiental. Isto porque, uma poda radical pode trazer consequências drásticas, deformando e prejudicando o desenvolvimento e a saúde das árvores, como por exemplo, a incapacidade de uma espécie repor a naturalidade de sua copa.
Após solicitar o serviço e pagar a taxa, será feita uma vistoria prévia para obtenção da autorização para assim ser realizada a poda ou supressão.