A prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) realizou na manhã deste domingo (26) uma agenda de atividades relativas à Campanha de Prevenção e Combate âs Queimadas no Distrito de União Bandeirante.
No primeiro horário da manhã foi realizada uma visita pela equipe de Agentes ambientais do DGPA/SEMA a Rádio Bandeirante FM, onde foi solicitada parceria para apresentação da vinheta (áudio) da Campanha de Prevenção e Combate âs Queimadas, da referida campanha em horário nobre da programação da radio para difusão e divulgação da campanha.
Além disso, foi ainda, realizada uma entrevista no Programa “Deus Fala comigo” com a Diretora do Dep. De Políticas Ambientais da SEMA, Sra. Adirleide Dias que apresentou as ações do Programa Porto Velho sem Fogo e a Campanha de Prevenção e Combate as Queimadas. Adirleide, ressaltou a importância dos meios de comunicação na difusão da referida campanha e salientou que o objetivo da Sema em tratar do tema queimadas e meio ambiente, não é atuar somente com a punição a infração ambiental.
"Na Campanha a Prefeitura primeiro atua com o foco da educação ambiental visando sensibilizar e construir uma consciência coletiva de valorização e preservação do meio ambiente.", disse Adirleide.
A proposta da SEMA é coibir a pratica das queimadas, no campo e na cidade, através de ações educativas que promovam a consciência ambiental no processo de desenvolvimento local sustentável.
No decorrer da entrevista apresentou-se os números de telefones para denúncia e foi enfatizado que queimadas é crime ambiental e traz grandes prejuízos, sociais, à saúde da população e ao meio ambiente, podendo o infrator ser ainda multado pelo agravo ao meio ambiente.
Após a entrevista a equipe se dirigiu a residência do Administrador do Distrito de União Bandeirante Sr. Nelson Ciqueira, que recepcionou a equipe da SEMA agradecendo a visita ao Distrito. Na reunião com o administrador, foi apresentada a Campanha e suas ações junto à comunidade e a escola.
Na oportunidade, apresentou-se o Projeto Escola mais Sustentável que atua diretamente com o público da Escola. A professora Mariana Viana abraçou o projeto Escola + Sustentável e afirmou que a Escola Cezar Cassol tem interesse em trabalhar junto aos estudantes as atividades da Campanha de Prevenção e Combate as Queimadas.