A prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou neste sábado (15), uma abordagem educativa sobre a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas junto aos moradores do Distrito de São Carlos e comunidades adjacentes do Baixo Madeira que participavam do evento Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
O Evento contou com uma vasta programação, por meio da execução de vários serviços voltados ao atendimento da população rural.
A Prefeitura do Município de Porto Velho levou vários serviços, Bolsa Família, Educação Ambiental, atendimento psicossocial, além dos serviços de atenção à saúde bucal, preventivo, exames e palestra sobre saúde.
A Sema realizou duas palestras sobre Educação Ambiental voltada para a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas. Na palestra a equipe da SEMA apresentou a Campanha de Prevenção e Combate às queimadas e incêndios florestais, enfatizando que queimadas é crime ambiental e traz grandes prejuízos, sociais, à saúde e ao meio ambiente, podendo o infrator ser ainda multado pelo agravo ao meio ambiente.
Além disso, a Lei Federal nº. 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) estabelece que o infrator ambiental poderá responder cível e criminalmente. As queimadas não só afeta o meio ambiente, provocando mudanças climáticas na região, a morte de animais e da floresta, acidentes em estradas e vicinais com animais que fogem do local da queima, causando tragédias com vítimas e ainda, a extensão do fogo pra outras áreas queimando plantações, pastos e moradias.
As queimadas colocam em risco principalmente a saúde de idosos e crianças, causando doenças respiratórias e provocando sérios danos à saúde dessa população. Além das palestras , os Agentes de Educação Ambiental da SEMA(Dilean dos Santos e Wellington Cunha), juntamente com o BC Dany, fizeram uma intervenção na comunidade, distribuíram cartazes, panfletos e adesivos, junto as famílias e moradores da comunidade e atuaram na averiguação de dois focos de queimadas no local. As atividades iniciaram às 9h com a entrega de kits para homens e mulheres, inscrições para realização de exames preventivos, PSA, aferição de pressão, cadastro e atualização de cadastro do Bolsa Família, emissão de carteira de identidade e entre outros serviços.
Participaram da agenda os técnicos, Benedita Nascimento, coordenadora da campanha, e os Agentes Wellington Correa, Dilean dos Santos e o Brigadista BC Dany. Fonte: SEMA