A Prefeitura de Porto Velho através da Subsecretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) executou mais uma fase do monitoramento nas mudas já plantadas na cidade. As substituições estão sendo executados pela equipe TATU, coordenada em campo pelo servidor Josenilson Alves e ainda composta pelos servidores Kleber e Valdinei.
A meta da Sema é realizar 45.000 plantios de árvores de forma direta até maio de 2019, promovendo a transformação de Porto Velho.
"Nosso trabalho além de plantar consiste em sensibilizar a população para cuidar das plantas, tudo para promover a melhora do paisagismo e arborização do município. Pedimos a colaboração dos moradores para que possam ajudar a cuidar da mudas, pois em breve estarão embelezando e trazendo vários benefícios para a cidade. ”. Disse Josenilson.
Somente na manhã desta segunda feira (17) foram realizadas 20 substituições de mudas na entrada da.cidade.
"A equipe TATU está muito motivada, pois sabemos da importância destes plantios para o povo de Porto Velho.", relata o servidor Valdinei.
Informações técnicas
Dentre os beneficios do plantio de árvores tem-se que a planta consegue armazenar boa parte da demanda pluvial, ou seja as árvores tem a capacidade de estocar uma quantidade de água e abastecer os lençóis freáticos – camada subterrânea abaixo do solo.
Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Podendo ajudar para que não ocorreram tantas enchentes, por exemplo.
Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta.
Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos.
Cidade Mais Verde
Todas essas atividades fazem parte do Programa Cidade Mais Verde que ainda executa a distribuição de mudas nativas, frutíferas e lenhosas para produtores rurais utilizarem na recomposição de suas áreas degradadas e também para fomento e ampliação da cadeia produtiva de suas propriedades.
Somente em 2017, o viveiro municipal produziu 147 mil mudas, das quais 70% foram doadas para arborização de propriedades rurais. A meta para 2018 é a produção de 300 mil mudas no viveiro.
No inverno (a partir de novembro) o Programa ainda trabalha com a distribuição gratuita de plantas e árvores, com limite de até 20 mudas por cidadão. Para conseguir uma delas é preciso entrar em contato com o Viveiro Municipal que fica localizado no Parque Natural (antigo Parque Ecológico) que fica no final da Avenida Rio Madeira.