Um grande encontro de grafiteiros será responsável por homenagear a história portovelhense. A Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) e da Secretaria Municipal de Integracão (Semi) realizará a grafitagem das paredes dos viadutos da entrada da cidade com temas ligados ao regionalismo.
A ideia faz parte do planejamento da Gestão Municipal do Prefeito Hildon Chaves de promover o embelezamento da entrada da cidade, tanto no sentido Mato Grosso como indo para o Acre.
Os artistas pintarão os viadutos da capital de 20 a 26 deste mês, tendo como foco principal retratar ambientes, cultura, personalidades históricas que ajudaram no desenvolvimento de Porto Velho e do Estado de Rondônia.
Graffizônia 2018
Será o 1º Encontro Norte de Graffite, a ser aberto pelo Prefeito Hildon Chaves, nesta quinta-feira (20), às 19 horas, no Teatro Banzeiros.
O evento é capitaneado pelo Departamento Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (DMPPJ), pertencente à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) e desenvolvido com recursos da Semdestur e da Sema, Subsecretárias da Semi. Para seu desenvolvimento houve o apoio do DNIT, Polícia Rodoviária Ferderal, Semtran, Endur.
O encontro, a ser realizado de 20 a 26 deste mês, na capital, é coordenado pelo artista grafiteiro Leandro da Cunha Moraes, o Dente. Para o sucesso total foram mobilizados e convidados a participar grafiteiros de várias regioes do País.
Durante a abertura haverá palestras e rodas de conversas abordando a arte do graffite. Na ocasião, a professora Aparecida Zuim, da Universidade Federal de Rondônia (Unir) fará palestra e lançará seu livro “Ótica e Arte – Os grafites da Vila Madalena: uma abordagem sociossemiótica”.
A obra propõe a valorização da arte urbana nas ruas como expressão que a redefine a partir dos repertórios daqueles que os inscrevem nos muros, fachadas, viadutos etc.
Djalma Nunes, diretor Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, disse que a finalidade do Graffizônia 2018 é agregar artistas nesse intercâmbio cultural para pintar e refletir sobre o grafite, promover a arte urbana na região e possibilitar a criação de um estilo exclusivo amazônico.
O Graffizônia 2018 é o primeiro a ser realizado na região Norte. Participarão artistas locais e convidados dos estados do Acre, Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, e também de outras regiões do país.
“O evento acontecerá durante a Semana da Juventude, e deixará como legado a pintura dos viadutos da cidade”, disse o artista grafiteiro Leandro da Cunha Moraes.