O monitoramento do ruído urbano da cidade de Porto Velho, teve início em 2011 com uma sondagem em toda a cidade realizada pela SEMA em parceria com o Centro de Ensino São Lucas.
Em 2017 foi realizado um monitoramento mais aprofundado na Zona I (Zona Central), com auxílio do Batalhão de Polícia Ambiental e professores e alunos de Fonoaudiologia do Centro Universitário São Lucas, que juntos buscam entender os padrões de ruídos emitidos nos principais pontos, que apresente a relação continua entre emissores e afetados, tais quais é possível citar, bares/residências, transito/escolas, comercio/hospitais. O objetivo é descobrir quais os níveis de ruído são encontrados nos 20 pontos pré-determinados para as aferições.
Para tanto o monitoramento continuado é determinante para comparação dos dados, buscando assim, entender sobre a dinâmica do ruído na região.
Esses dados refletem na construção de ferramentas e mecanismos de controle ambiental, possibilitando uma melhor atuação do poder público na gestão dos ruídos.
Dia 24/09/18 iniciam-se as coletas, e a previsão de duração é de duas semanas.
Os dados aferidos serão analisados e comparados por especialistas da área que auxiliam na interpretação dos dados, como Stephan Paul e Isabel Cristiane Kuniyoshi.
Em breve esses dados serão publicados, por meio do Relatório de Monitoramento da Qualidade Ambiental – RQA que ficará disponível no site da SEMA.
Resultados da pesquisa de 2011 estão disponíveis no link: (https://sema.portovelho.ro.gov.br/uploads/arquivos/2018/05/27091/1526949331relatorio-de-qualidade-ambiental-2011.pdf).
Colaboradores externos do Projeto:
Stephan Paul - Professor adjunto no Centro das Engenharias da Mobilidade da Univ. Federal de Santa Catarina, SC, Brasil. Graduação pela Universidade Técnica de Berlim (Technische Universitat Berlin).Tem experiência na área de Acústica e Vibrações, atuando principalmente nos seguintes temas: acústica, vibroacústica, avaliação de ruídos e vibrações, noise vibration harshness, transmissão sonora em estruturas, psicoacústica, qualidade sonora, tecnologia biauricular, análise de sinais e tecnologias para audição assistida. Membro da sociedade alemã de acústica DEGA, da sociedade americana de acústica ASA e da Audio Engineering Society AES.
Isabel Cristiane Kuniyoshi - Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991), especialização em avaliação auditiva e do equilíbrio corporal pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), mestrado em Saúde Pública pela USP (2001) e doutorado em Ciência Odontológica pela UNESP/Araçatuba (2017). É especialista em audiologia com título conferido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2001) e possui MBA em Administração e Gestão do Conhecimento (2012). Na Fonoaudiologia atua principalmente em audiologia e saúde pública no enfrentamento da Poluição Sonora.
Oficiais do Batalhão de Polícia Ambiental – acadêmicos e professores do Centro Universitário são Lucas.
Coordenação Geral – Divisão de Monitoramento da Qualidade Ambiental – DMQA/SEMA.
Fotos: Equipe de monitoramento do ruído recebendo o treinamento sobre o uso do equipamento (medidor de pressão sonora / decibelimetros) e metodologia de coleta de dados.