A prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) realizou nesta sexta feira (21), uma ação educativa sobre a Campanha de Prevenção e Combate ãs Queimadas junto aos moradores da comunidade de Nova Aliança, zona rural de Porto Velho.
A reunião foi organizada pelo casal de chacareiros Sr. Noel Alves e Sra. Raimunda, contou com a presença do Presidente da Associação de Produtores e Produtoras Rurais (ASPRA), Sr. Lucas Domingos S. Pereira, da Pastora Joana e moradores da região.
A reunião aconteceu no Barracão da comunidade, com a presença de cerca de 60 participantes, envolvendo famílias, jovens e crianças da comunidade. Na palestra a equipe da SEMA apresentou a Campanha de Prevenção e Combate às queimadas e incêndios florestais, enfatizando que queimada é crime ambiental e traz grandes prejuízos, sociais e econômicos, além de afetar à saúde da população e o meio ambiente. No caso do flagrante, o infrator pode ser ainda multado pelo agravo ao meio ambiente. Além disso, a Lei Federal nº. 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) estabelece que o infrator ambiental poderá responder cível e criminalmente.As queimadas não só afetam o meio ambiente, provocando mudanças climáticas na região e a morte de animais e da floresta, mas causam ainda, acidentes nas estradas e vicinais, tanto pela fumaça que afeta a visão do motorista, como pela fuga de animais, que fogem do local da queima, causando tragédias com vítimas fatais. Outro aspecto das queimadas, que acarreta danos a população, é quanto a extensão do fogo, quando este, se alastra para outras áreas, queimando plantações, pastos e moradias. Explicou a coordenadora Benedita
As queimadas, nessa época, colocam em risco principalmente a saúde de idosos e crianças, por conta das doenças respiratórias, entre outras, produzindo sérios danos à saúde dessa população. Explicou o Gerente de Educação Ambiental (DGPA/SEMA) Wellington Correa
Além da palestra, os de Educadores Ambientais da SEMA, juntamente com os Bombeiros Civis, Dnny de Carvalho Chaves e Ariston Marques da Silva, explanaram sobre suas experiências nas ações de combate ao fogo e distribuíram cartazes, panfletos e adesivos, junto as famílias e moradores da comunidade local.
Participaram da agenda os técnicos, Benedita Nascimento, coordenadora da campanha, o Gerente de Educação Ambiental (DGPA/SEMA) Wellington Correa e os Brigadistas Dany Chaves e Ariston Silva.
FONTE: SEMA