SEMAPREFEITURA REALIZA PODA NAS AVENIDAS DA CAPITAL

25 / Set / 2018 - 22:27
Ver foto de capa

A Prefeitura de Porto Velho através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMA está ampliando os serviços de podas no município. O trabalho agora alcançou as avenidas de Porto Velho e tem o objetivo de aumentar a visibilidade para os motoristas, principalmente no periodo noturno. Nesta terça-feira (25) os servidores da SEMA realizaram serviços de poda na avenida Rio Madeira. O trabalho já havia iniciado desde a segunda feira a partir da Av. Tiradentes e vai até a BR 364.

De acordo com o técnico em poda Josenilson, essa manutenção é necessária para deixar o ambiente e as avenidas e ruas mais seguros para as pessoas e para os veículos que ali trafegam e estacionam. “Com a poda bem conduzida a iluminação dos postes alcança um raio maior e além disso, deixa o local mais bonito, facilita a realização de atividades dos cidadãos de Porto Velho.”, disse Josenilson .

Já a gerente de podas e arborização urbana, Joana Aurélia afirma que o corte ou poda de árvores em locais públicos, como avenidas, ruas, praças e parques, é de competência da Prefeitura. Equipes da SEMA e da SEMUSB se revezam para proporcionar qualidade de vida aos cidadãos.

“Os serviços da SEMA são mais especificos e se restringem a locais públicos e individuos arboreos que trazem risco aos transeuntes. Esses serviços são realizados por meio de critérios técnicos e serviços especializados que são de acordo com o Plano Municipal de Arborização.”, disse Joana.

Já a SEMUAB opera realizando serviços de limpeza e urbanização em geral. Os servidores passam pelas avenidas, podam, limpam as vias, pintam os meio fios, fazem a roçagem da grama, entre outros.

Cortar árvore sem autorização é crime

A SEMA informa que cidadãos não devem cortar ou podar drasticamente árvores, sob pena de fiscalização e sanções ambientais. A arborização é muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como a diminuição da poluição, diminuição do calor e do ruído, embelezamento e maior permeabilidade do solo são essenciais à qualidade de vida. Para usufruir dessas vantagens, é necessário manter as árvores bem cuidadas e tratadas e para efetivar essa manutenção, a Prefeitura disponibiliza as autorizações para o serviço de poda, garantidas por lei, que são munidas das orientações e responsabilidades para o munícipe e para quem vai executar o serviço.

Cuidando da segurança do transeunte

O técnico (Leonardo) diz que os serviços de poda de árvores acontecem para evitar quedas e problemas com fiação elétrica, cerca elétrica, entrada de veículos, circulação de pedestres.

“O trabalho de nossa equipe consiste em evitar transtornos ocasionados por quedas parciais ou integrais de árvores e galhos em vias públicas. É com esse propósito que a SEMA tem realizado diariamente o serviço de poda em diversos bairros e principais avenidas da Capital. Recebemos essa missão do Prefeito Hildon Chaves e estamos realizando com afinco.”, relatou Secretário Robson Damasceno.

FONTE: SEMA

SEMA - PODAS NAS AVENIDAS DA CAPITAL.

25 / Set / 2018 - 22:42

Av RIO MADEIRA