SEMA DÁ CONTINUIDADE AOS MONITORAMENTOS DO RUÍDO URBANO NO PERÍODO NOTURNO.

Publicação: 04/10/2018 15:11:33

A Prefeitura de Porto Velho através da subsecretária Municipal de Meio Ambiente , o monitoramento do ruído urbano da cidade, teve início em 2011 com uma sondagem em toda a cidade realizada pela SEMA em parceria com o Centro de Ensino São Lucas.

Em 2017 foi realizado um monitoramento mais aprofundado na Zona I (Zona Central), com auxílio do Batalhão de Polícia Ambiental e professores e alunos de Fonoaudiologia do Centro Universitário São Lucas, que juntos buscam entender os padrões de ruídos emitidos nos principais pontos, que apresente a relação continua entre emissores e afetados, tais quais é possível citar, bares/residências, transito/escolas, comercio/hospitais. O objetivo é descobrir quais os níveis de ruído são encontrados nos 20 pontos pré-determinados para as aferições.

Para tanto o monitoramento continuado é determinante para comparação dos dados, buscando assim, entender sobre a dinâmica do ruído na região.

Esses dados refletem na construção de ferramentas e mecanismos de controle ambiental, possibilitando uma melhor atuação do poder público na gestão dos ruídos. No final de semana dos dias 28 e 29 de setembro, foi realizado o monitoramento noturno como continuidade do projeto de monitoramento do ruído em Porto Velho.

Esse monitoramento diz respeito a interação dos bares/residências contidos na Zona I. As equipes espalhadas nessa zona estão distribuídas de forma que se abarque os estabelecimentos com maiores características semelhantes possíveis, sendo possível realizar o comparativo com os dados coletados em 2017, possibilitando uma avaliação sobre a evolução dos níveis de ruído dos pontos estudados.

A expectativa é que em 2019 sejam ampliados os pontos de coleta de forma gradativa até que toda a cidade possa ser monitorada.

Fonte: SEMA


SEMA DÁ CONTINUIDADE AOS MONITORAMENTOS DO RUÍDO URBANO NO PERÍODO NOTURNO.

04 / Out / 2018 - 15:31

MONITORAMENTOS DO RUÍDO URBANO NO PERÍODO NOTURNO.