A Prefeitura de Porto Velho através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMA realizou nesta quinta feira (18) o plantio de 160 mudas de ipê na avenida Rio de Janeiro.
De acordo com o secretário da Sema, Robson Damasceno, o objetivo é aumentar a área verde da cidade através do plantio e conservação de espécies vegetais. Trazendo embelezamento e também uma harmonia climática para a cidade.
"É necessário uma reflexão mais ampla sobre a relação saudável e respeitosa do homem para com a natureza. Esse trabalho visa embelezar a cidade para se tornar um ambiente mais agradável aos moradores." Pontuou, Damasceno.
Os colaboradores que participaram do plantio foram: Kleber Carvalho , Valdinei Rocha, Leonardo Augusto, Josenilson Alves e Sebastião Bomfim.
Segundo o secretario a prefeitura de Porto Velho tem conseguido avançar com seu Plano de Arborização elaborado e executado pelos técnicos da Sema com a participação da sociedade.
"A SEMA desenvolveu um plano para trabalhar de forma concreta a questão da arborização da cidade de Porto Velho. Ações anteriores de plantio, somente se preocupavam com a quantidade plantada e não com a qualidade do plantio, assim como a manutenção. ", referendou o secretário.
O plano tem o objetivo de diminuir o volume de perda que em anos anteriores foi grande. Cerca de 80% das mudas plantadas nos últimos 6 anos foram perdidas por vários fatores. Ou porque as mudas não vingaram, por falta de manutenção, ou depredação.
"Não se estabeleceu etapas para trabalhar essa questão. A organização permitiu que a prefeitura de Porto Velho pudesse estabelecer metas para mensurar a eficiência do que está sendo executado," afirma o chefe de campo Josenilson Alves.
E por meio desse planejamento, foi possível a Secretaria de Meio Ambiente recuperar o trabalho que não pôde ser realizado e hoje está com a meta de executar 100% do que foi planejado.
A prefeitura está executando plantios nas áreas públicas como escolas, praças, repartições públicas, avenidas, condomínios, áreas verdes e áreas de proteção permanentes. Neste ano, a prioridade é com o paisagismo, por isso o foco está sendo o plantio nas calçadas das principais vias da cidade”, adiantou Robson.
A previsão é de que sejam plantadas diretamente pela SEMA 15.000 mil mudas até março de 2019. Ruas e avenidas como a Jorge Teixeira, Calama, Rio de Janeiro, Farquar, Guaporé, entre outras, ganharão novo visual com o plantio. Além de bairros, tais como o Embratel que será totalmente arborizado ainda em 2018.