Na tarde do último sábado (20/10) ocorreu um ciclo de palestras para crianças e adolescentes no Salão Gourmet do Condomínio Residencial Alfazema, Bairro Novo. Durante o evento foram realizadas palestra sobre BULLYNG com o Dr. Robson Cardoso Machado Yaluzan – Psiquiatra, Palestra sobre a importância de acompanhamento técnico em Reformas e Ampliações e sobre Estações de Tramento de esgotos - ETE, com a arquiteta e membro do conselho de Arquitetura Daniela Carneiro e ainda a apresentação do Projeto “Educação Ambiental para Implantação da Coleta Seletiva nos Condomínios Residenciais de Porto Velho” por técnicas da Prefeitura de Porto Velho.
A Implantação da Coleta Seletiva nos Condomínios Residenciais é um projeto pioneiro será desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho através de uma ação conjunta entre as Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMA e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Básicos – SEMUSB. O objetivo é promover ações integradas de Educação Ambiental para a conscientização e sensibilização, dos moradores quanto a gestão dos resíduos, visando a implantação da Coleta Seletiva nos condomínios residenciais municipais.
A palestra foi proferida pela Agente de Educação Ambiental Mychelle Fernanda Pinheiro da Silva, em conjunto com a Diretora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Adirleide Dias dos Santos, pela Agente de Educação Ambiental e a Gerente de Divisão de Programas de Desenvolvimento Sustentável, Antônia Flávia Moraes. Além de apresentar o projeto para os moradores, a palestra levou informações sobre o comportamento social e do indivíduo em relação aos resíduos sólidos urbanos; as responsabilidades de cada setor conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010 e a aplicação da Lei Municipal nº 2.018/2012 que trata do tema em abrangência local.
Segundo a Diretora do DGPA/SEMA - Adirleide Dias a Lei 2008 de 2012 ja dispunha sobre a implantação de coleta seletiva de lixo nos condomínios residenciais na cidade de Porto Velho.
"Esta legislação tratou dos principais aspectos legais locais e principalmente da conscientização da comunidade e o seu papel fundamental para Educação Ambiental voltada para a Coleta Seletiva.", explicou Adirleide.
No final, os participantes puderam tirar as dúvidas e foram distribuídos panfletos de orientação sobre queimadas e sobre resíduos sólidos.
FONTE: SEMA