A Prefeitura de Porto Velho através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMA iniciou a implementação da terceira escola a aderir ao Projeto Escolas Mais Sustentáveis.
A Escola Municipal João Ribeiro é a contemplada com as ações sustentáveis do projeto. A Escola já possui uma horta, que será fomentada, ampliada e tornada mais sustentáveis.
Para o Prefeito Hildon Chaves, desenvolver e manter uma horta dentro em uma unidade escolar se torna uma tarefa fácil quando todos se unem para usufruir dos benefícios da grande variedade de produtos mais saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos e estímulo ao trabalho em equipe.
"O projeto Escola mais Sustentável, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, tem como objetivo implantar uma horta em (20) vinte unidades escolares da rede pública de ensino, levando princípios de educação ambiental, tais como: reciclagem, combate ao desmatamento e às queimadas, entre outros temas.", explicou o prefeito.
O projeto piloto foi implantado na Escola Municipal Rio Madeira, já a segunda horta sustentável foi inaugurada na Escola São Pedro. Após a terceira implantação o projeto já contemplará mais de 700 alunos que fazem parte das três escolas.
Segundo a servidora Flavia Moraes, o projeto contempla aulas práticas com as crianças para o plantio de mudas de varias hortaliças, verduras, e frutas. "Já plantamos com eles: vários tipos de alface, cheiro verde, cebolinha, tomate, chicória entre outros.", disse Flávia.
A diretora do DGPA/SEMA, Adirleide Dias, a sustentabilidade ê reforcada pela intenção de reforçar ainda mais, o cardápio servido à comunidade estudantil.
"O projeto da SEMA vai trabalhar a educação ambiental e alimentar, com as crianças participando de todo o processo de cultivo das hortaliças, como o plantio, os cuidados, a colheita e até o consumo. Sem utilizar agrotóxicos.", explica Adirleide.
O secretário Robson Damasceno explica que ja é possivel verificar o aprendizado das criancas sobre a origem dos alimentos e, com esse envolvimento, passam a incorporar as verduras e legumes à sua dieta alimentar de maneira natural e lúdica.
"As hortas são orgânicas, ou seja, não usamos agrotóxicos para combater as pragas. Está sendo maravilhoso implementar o projeto, há crianças que nunca tinham participado de um plantio.", disse Robson.
Quem acreditou também no projeto foi a diretora da Escola João Ribeiro, Suelen Rodrigues Costa. “É muito bom saber que a escola está implementando a horta, onde todos poderemos acompanhar o crescimento das verduras, levando para as aulas temas transversais.", corroborou a diretora.
O prazo para entrega da horta sustentável é de 25 dias. A Projeto Escola Mais Sustentável tem o apoio da Horta TRAVAGINI.
FONTE: SEMA