Uma nova fase no desenvolvimento ambiental de Porto Velho se inicia, a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA em continuidade das ações do Programa Cidade Mais Verde, iniciou o Projeto “Minha Calçada + Verde”. O projeto parte de determinação do prefeito Hildon Chaves de proporcionar a arborização da cidade. A meta ousada é plantar 45.000 mudas em 14 bairros da cidade até dezembro de 2019.
Segundo o gerente de arborização urbana – Engenheiro Yaylley Coelho, o primeiro bairro contemplado é o Embratel que receberá o plantio de 4.560 mudas em um total de 22 Km de vias a serem arborizadas. “O Objetivo do Projeto é sanar uma das maiores queixas dos moradores do município de Porto Velho, que é a falta de árvores nas calçadas.”, disse Yaylley.
A primeira fase do projeto contempla as áreas mais impermeabilizadas da cidade, receberão plantios os bairros Embratel, Industrial, Nova Porto Velho, Costa e Silva, São João Bosco, Liberdade, São Cristóvão, Nossa Sra. das graças, Santa Bárbara, Mato Grosso, Km 1 e Roque atingindo 12 (doze) ruas paralelas à direita e a esquerda da Av. Jorge Teixeira.
O Programa “Cidade Mais Verde”, criado pelo Prefeito Hildon Chaves, objetiva promover mais harmonia com maior interação do verde na paisagem e urbanização, ajudando na diminuição das poluições sonora e visual além propiciar o bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteção contra o vento, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e preservação da fauna silvestre.
O projeto “Minha Calçada + Verde” será dividido em 3 etapas:
Educação Ambiental;
A equipe de Educação Ambiental da SEMA percorrerá o bairro, em contato, porta a porta, com os moradores, apresentando os benefícios ao meio ambiente e a qualidade de vida, ao próprio cidadão advindo do plantio das árvores em calçadas, inclusive a possibilidade de futuros descontos no IPTU e realizando o cadastramento das residências a serem beneficiadas com o plantio das mudas;
Identificação dos locais e preparação das covas (Corte de Calçadas e Abertura de Covas);
A plantio de mudas em calçadas seguirá padrões técnicos e urbanísticos, levando-se em consideração a existência ou não de rede elétrica no lado da via, a permissão do proprietário, necessidade ou não de corte de calçadas entre outros cuidados que objetivam otimizar o serviço e garantir o correto plantio da muda.
Plantio das mudas e entrega do Certificado de Participação no Programa “Cidade Mais Verde”;
A realização do plantio se dará, em grande parte, no período noturno, dessa forma o morador poderá participar e acompanhar o plantio de sua árvore e entrega do Certificado de Participação do Programa “Cidade Mais Verde”.
As espécies a serem plantadas pelos próprios servidores da SEMA, equipe TATU, serão advindas da produção de mudas do Viveiro Municipal e produtores locais, através de compensações ambientais provenientes do Licenciamento Ambiental ou conversão de multas, devendo ser plantadas as Espécies Cojoba, Pata de Vaca, Ipê roxo, Ipê amarelo, Ipê branco e jacarandá, entre outras disponíveis.
Segundo o secretário Robson Damasceno, além do plantio de mudas, o Projeto Objetiva realizar um senso arbóreo identificando nas vias. “O trabalho será de identificação e mapeamento das espécies já existentes, mudas plantadas, respectivas geolocalizações, trazendo ao final do projeto o primeiro Inventário Florístico de nossa Cidade, atendendo ao Plano Diretor de Arborização Urbana de Porto Velho.”, explicou Damasceno.
A prefeitura pede o apoio e engajamento da população do bairro Embratel e futuros bairros atendidos pelo Programa Cidade + Verde para receber nossos Educadores ambientais e a equipe TATU de plantio. Assim o cidadão será o guardião da árvore a ser plantada em frente à sua casa.