A Prefeitura de Porto Velho através da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMA está realizando serviços na terceira horta orgânica do Projeto Escolas Mais Sustentáveis.
A horta localiza-se na Escola João Ribeiro Soares que fica na rua Andreia no bairro Igarapé. No local o projeto é desenvolvido pelos técnicos da SEMA por solicitação da diretora Suelen Rodrigues Costa e de sua vice Rosa Celeste Galdino.
O Projeto Escola Mais Sustentável, além de levar educação ambiental para as escolas, trabalha a construção de hortas orgânicas sustentáveis com objetivo de ensinar aos alunos práticas sustentáveis.
A gerente Flavia Morais explica que os alimentos orgânicos são produtos cultivados sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza baseado no respeito ao meio ambiente.
"Nosso objetivo e fomentar e proteger o meio ambiente e ensinar pequenas técnicas de preservação dos recursos naturais”, explicou Flávia.
O secretário Robson Damasceno explica que além da horta, os alunos e a comunidade escolar trabalharão projetos voltados à coleta seletiva e destinação correta dos resíduos sólidos, no próprio ambiente da escola.
Segundo o secretário o projeto está dando certo devido às diversas parcerias, principalmente entre as secretarias SEMA e SEMED.
"O Município se uniu a vários parceiros e está construindo as hortas com um baixo custo de investimento.", disse Robson.
O secretário complementa que outras hortas serão construídas pelos servidores, colaboradores e parceiros da SEMA e SEMED que integram o projeto ‘Não Queime o seu Filme, Reaproveite seus Resíduos’.
A horta da Escola Joao Ribeiro está sendo construída com produtos novos em conjunto com material reciclado, o que embeleza os canteiros utilizados para produção de hortaliças.
Na avaliação do prefeito Hildon Chaves, a construção de hortas orgânicas é um grande projeto que propicia saúde e qualidade de vida para as crianças da rede publica de ensino.
"Ao todo serão contempladas 20 escolas. A horta orgânica representa um avanço por incentivar a mudança de hábito, uma quebra de paradigma, uma mudança cultural na vida das crianças porto-velhenses”. Completou Dr. Hildon.
"A equipe de colaboradotes da SEMA ê composta pelos servidores Antonia Flavia de Morais, Dilean dos Santos Roque , Max Patricio Farias Melo e Jailson Vale de Souza.
Fonte: Sema