Dando continuidade ao desenvolvimento ambiental de Porto Velho a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA ampliou as equipes de plantios em calçadas.
O Projeto “Minha Calçada + Verde”, que faz parte do Programa Cidade Mais Verde é uma determinação do prefeito Hildon Chaves e tem objetivo de aumentar a arborização da cidade.
A meta da SEMA para a zona urbana é plantar 45.000 mudas em 14 bairros da cidade até dezembro de 2019 e ainda atender as solicitações do whats-árvore, recuperação de APP's, plantio em praças e parques.
Já para a zona rural a meta é distribuir até o final de 2019, um quantitativo de 200.000 mudas para ajudar os pequenos produtores rurais na recuperação de áreas degradadas.
O Embratel é o primeiro bairro que está recebendo o plantio de mudas em suas calçadas. Serão 4.560 mudas em um total de 22 Km de vias a serem arborizadas.
O Objetivo do Projeto é sanar um grande problema da zona urbana de Porto Velho, que é a falta de árvores nas calçadas. O bairro Embratel foi o primeiro porque possui áreas mais impermeabilizadas e com ilhas de calor.
O Programa “Cidade Mais Verde” objetiva promover mais harmonia com maior interação do verde na paisagem e urbanização, ajudando na diminuição das poluições sonora e visual além propiciar o bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteção contra o vento, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e preservação da fauna.
Minha Calçada + Verde
O projeto está dividido em 3 etapas: 1) Educação Ambiental, onde a equipe da SEMA percorre o bairro, em contato, porta a porta, com os moradores, apresentando os benefícios ao meio ambiente e a qualidade de vida. 2) Identificação dos locais e preparação das covas (Corte de Calçadas e Abertura de Covas); 3) Plantio de espécies propícias às calçadas. As espécies a serem plantadas pelos próprios servidores da SEMA, equipe TATU, serão advindas da produção de mudas do Viveiro Municipal e produtores locais, através de compensações ambientais provenientes do Licenciamento Ambiental ou conversão de multas, devendo ser plantadas as Espécies Cojoba, Pata de Vaca, Ipê roxo, Ipê amarelo, Ipê branco e jacarandá, entre outras disponíveis.
Segundo o secretário Robson Damasceno, além do plantio de mudas, o Projeto Objetiva realizar um senso arbóreo identificando nas vias.
A prefeitura pede o apoio e engajamento da população do bairro Embratel e futuros bairros atendidos pelo Programa Cidade + Verde para receber nossos Educadores ambientais e a equipe TATU de plantio.
Assim o cidadão será o guardião da árvore a ser plantada em frente à sua casa.
Whats-árvore
O projeto, que funciona dentro do Programa Cidade Mais Verde, tem por objetivo arborizar as calçadas das ruas e avenidas da capital.
“Basta o cidadão encaminhar pedido para o número (69) 99252-2191 que uma equipe da Sema irá até o endereço do solicitante, verificar a muda adequada e fazer o plantio”, explicou o secretário da Sema, Robson Damasceno.
Depois de a árvore plantada, segundo o secretário, cabe ao cidadão apenas acompanhar o crescimento da árvore tomando os devidos cuidados, como hidratar a planta, por exemplo.
FONTE: SEMA