www.googletagmanager.com SEMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Ir para conteúdo

MEIO AMBIENTE
Viveiro municipal é reformado e busca produção recorde

23/Nov/2018 - 12:26

Reforma e planejamento adequado devem elevar a produção para 300 mil mudas

O Viveiro Municipal, instalado no Parque Natural localizado no final da avenida Rio Madeira, foi reformado e agora terá condições de buscar atingir uma produção recorde de 300.000 mudas.

A produção de 2017 que foi de 147 mil mudas poderá dobrar atingindo 300 mil que é meta municipal. Mesmo em reforma o viveiro ja atingiu a produção de 100 mil mudas de espécies frutíferas, ornamentais e nativas.

De acordo com a engenheira florestal, Ana Beatriz Compasi, responsável pelo viveiro, a reforma e o planejamento adequado para a distribuição dos trabalhos será fator primordial para se chegar a produção recorde.

O viveiro é um local amplo e aberto à visitação pública e nele são produzidos espécies como o reseda, ipê (roxo, amarelo e branco); oiti, usado na arborização urbana por produzir sombra e não soltar folhagem; açaí, cupuaçu e que são plantados geralmente em sítios para recuperação de áreas degradadas.

Também são produzidas espécies nativas da floresta amazônica como o tauari, cedro, mogno, virola, seringueira — árvores em extinção proibidas de corte, além de plantas para ornamentação de residências e de jardins.

Parte da produção do Viveiro Municipal é para atender ao programa de arborização urbana da Prefeitura de Porto Velho com o plantio de mudas nas vias públicas.

"Outra parte é para atender as solicitações de instituições públicas como escolas. Disse Beatriz.

As doações, por enquanto, estão suspensas, devendo ser iniciadas na terceira semana de dezembro, sendo esse período ótimo para as mudas que aproveitam as chuvas.

A Prefeitura adota essa medida porque a muda tem mais possibilidades de vingar do que se for plantada no verão. A procura tem sido muito grande, os chacareiros e proprietários de sítios localizados em Porto Velho têm procurado com mais frequência o viveiro.

Segundo o secretário Robson Damasceno o objetivo dos pequenos proprietários rurais é conseguir mudas de espécies nativas para plantar em áreas degradadas e também de mata ciliar para proteção de rios e igarapés.

"Com essas mudas os produtores podem recuperar suas áreas degradadas e ainda fomentar sua produção, ampliando a variedade de frutas com a formação de pomares diversificados.", explicou Robson.

Para conseguir a doação de mudas o interessado deve dirigir até o Parque Natural e fazer o seu cadastro. Após o registro é apresentado uma lista das espécies disponíveis no viveiro para que ele escolha qual quer levar.

A quantidade que cada pessoa pode pegar geralmente fica em torno de 15 a 20 mudas.

Fonte: Sema

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Reforma do Viveiro

23/Nov/2018 - 12:28

Reforma do Viveiro Municipal


Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI