SUSTENTABILIDADEAÇÃO INTEGRADA LEVA SERVIÇOS AOS DISTRITOS

01 / Dez / 2018 - 09:18
Ver foto de capa

A Prefeitura de Porto Velho deu início a mais um grande trabalho ambiental, social, econômico e de saúde nos Distritos do Baixo Madeira.

Trata-se do desenvolvimento de uma ação integrada entre secretarias, órgãos e terceiro setor para levar aos distritos e localidades localizados as margens do Rio Madeira.

Os mais de 50 integrantes da missão partiram no dia 28 em um grande barco do Porto do Cai n'água levando informação, serviços de vacinação humana e animal, ações para o desenvolvimento socioeconômico e do trabalho, informacoes sobre CAD Único e Bolsa Familia, palestras com corpo de bombeiros do Estado e com a Brigada Municipal contra Incêndio, ações do Batalhão de Polícia Ambiental, levantamento de informações quanto a disposição de resíduos entre outros.

O primeiro distrito contemplado com a ação foi São Carlos que possui uma comunidade com aproximadamente 400 famílias.

Os servidores da Prefeitura realizaram Coleta de dados através da aplicação de questionários junto aos moradores, comércio e unidades públicas sobre Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva.

A servidora Benedita Pereira também desenvolveu uma reunião na Unidade de Saúde com o diretor e os 12 (doze) Agentes de Saúde do Programa de Saude da Família - PSF.

"Ficou estabelecida a parceria para que os agentes continuem a aplicação do questionário sobre Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva junto aos moradores. Isso será um grande avanço para o municipio.", disse Benedita.

Os agentes de educação ambiental e parceiros também desenvolveram uma abordagem educativa da Campanha Queimada Mata na Escola Municipal Henrique Dias, nos dois turnos, alcançando os alunos das 10 salas de aula.

Ainda foi possível fazer uma reunião com a Comunidade e continuar a abordagem educativa com os alunos do EJA e terceiro ano do Ensino Médio da extensão da Escola Estadual Major Guapindaia. Distrito de Nazaré Já no Distrito de Nazaré e lago do Cuniã o trabalho continua com a mesma determinação, com técnicos da saúde fazendo a aplicação de vacina anti rábica nos animais.

E ainda profissionais de enfermagem visitando residências para providenciar pequenas intervenções e levar informação a população.

O deslocamento é apoiado por pequenas voadeiras que são pilotadas por bombeiros militares e por praças do Batalhão de Polícia Ambiental.

A SEMDESTUR, através do SINE, aplicou a Coleta de dados sobre a geração, necessidade, formação, e treinamento relativos ao trabalho.

A SEMA continuou atuando nas escolas com as palestras contra queimadas e disposição incorreta de resíduos sólidos.

A SEMAGRIG está levantando as potencialidades da produção local, para possivelmente estabelecer uma melhor cadeia produtiva de alimentos.

Todos os parceiros atuaram também no levantamento de dados, residência a residência, sobre os Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva.

Uma grande reunião com a comunidade é esperada para ser realizada no início da noite, onde será apresentado pela Funasa um projeto que pode acabar de vez com o problema do consumo de água potável, pois no distrito as tentativas de se fazer um poço artesiano fracassaram pela presença de rochas no subsolo e também de material terroso que deixa a água imprópria para o consumo.

AÇÃO INTEGRADA NO ALTO E BAIXO MADEIRA.

Prefeitura leva ações sociais, de saúde, socioeconômicas e de Meio Ambiente para os Distritos.

Ação conta com os seguintes parceiros: SEMUSA, SEMED, SEMASF, SINE, SEMDESTUR, SEMAGREIC, DEFESA CILVIL, DEPARTAMENTO DISTRITAL, CORPO DE BOMBEIROS DE RONDÔNIA, FUNASA, BATALHAO DE POLICIA AMBIENTAL, ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS CIVIS..

SUSTENTABILIDADE - AÇÃO INTEGRADA LEVA SERVIÇOS AOS DISTRITOS

29 / Nov / 2018 - 17:01

AÇÃO INTEGRADA LEVA SERVIÇOS AOS DISTRITOS