Cerca de 100 mudas de árvores foram plantadas nesta terça-feira (11) no conjunto residencial Jequitibá, localizado na Avenida Rio Madeira. O projeto de arborização do residencial é uma iniciativa dos próprios moradores e conta com o suporte da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
Segundo o secretário Robson Damasceno, a ação é uma parceria da prefeitura com o residencial e está sendo desenvolvida através do Programa Cidade Mais Verde. “No total o residencial receberá 120 mudas plantadas. As espécies escolhidas foram ipê roxo e ipê amarelo. Já foram plantadas 100 mudas, o restante será plantado posteriormente pelos moradores”, afirma o secretário ressaltando que as mudas são do viveiro da própria prefeitura.
Além da parceria de arborização com o Residencial Jequitibá, no momento a equipe da SEMA está realizando plantios no bairro Embratel e atendendo a demanda de mais de 1000 plantios solicitados pelo Whats Arvore.
WHATS-ÁRVORE
A População pode pedir mudas de árvores para Prefeitura pelo WhatsApp. A Prefeitura informa que todos os pedidos serão atendidos. Basta o cidadão encaminhar o pedido para o 'Whats-árvore' pelo número 99252-2191. Em um prazo de 90 (noventa) dias sua árvore será plantada em sua residência.
Expectativa de Plantio
As frentes de trabalho para a arborização 2018-2019 foram iniciadas no bairro Embratel, que receberá um total de 4.500 árvores. A meta da Prefeitura de Porto Velho é realizar até o fim de 2019 o plantio de 45 mil mudas em 14 bairros da Capital. "O objetivo do projeto é sanar um grande problema da zona urbana de Porto Velho, que é a falta de árvores nas calçadas. O bairro Embratel foi o primeiro porque possui áreas mais impermeabilizadas e com ilhas de calor", informou Robson Damasceno.
Zona Rural
Para a Zona Rural, os pequenos produtores rurais deverão ter o apoio na recuperação de áreas degradadas com 200 mil mudas. A partir de janeiro de 2019 já iniciaremos a distribuição para as associações de pequenos produtores rurais de 100 mil mudas. Basta procurar o Viveiro Municipal que fica no final da Avenida Rio Madeira (Parque Natural) e realizar o seu cadastro.
FONTE: SEMA