PREFEITURA VARIAS PALESTRAS SÃO DEBATIDAS NA 1° SEMANA SOCIOAMBIENTAL .

14/Dez/2018 - 09:29


Mais um sucesso promovido pela Prefeitura de Porto Velho, a 1ª Semana da Responsabilidade Socioambiental, promovida pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Ambiental (Sema) através Instituto São Rafael ocorre com objetivo de discutir práticas ambientalmente corretas e apresenta os projetos já em desenvolvimento pela Prefeitura de Porto Velho.
Durante toda a semana vários segmentos da sociedade buscaram discutir temas ligados a sustentabilidade.
Debates sobre empreendimentos sustentáveis, coleta seletiva em condomínios e escolas, saneamento básico e educação para o consumo sustentável estiveram em pauta.
O evento nasce com o objetivo de aproximar a comunidade para promoção da área socioambiental e permanente debate sobre sustentabilidade, além do compartilhamento de ações concretas para formular práticas a serviço da coletividade.

A programação ainda foi composta de diversas atividades, como: exposição de ações e práticas sustentáveis bem sucedidas e desenvolvidas por órgãos e empresas porto-velhenses, palestras direcionadas a comunidade em geral, capacitação de profissionais da área, visitas ao parque e reinauguração do Parque Natural de Porto Velho que ocorre no sábado (15).

Segundo o secretário Robson Damasceno nos dias 12 e 13 houve um grande leque de palestras com vários temas, discutindo com o público em geral melhorias para os diversos temas abordados.

"No dia 12 tivemos a palestra do engenheiro ambiental Yaylley Coelho, sobre Saneamento Básico, com o tema: Como estamos e onde queremos chegar. O trabalho se deu em buscar entender , quais os grandes gargalos desta política, como definir onde queremos chegar. Um importante passo para Porto Velho", disse Robson.

Na sequência tivemos o tema, oportunidades e Desafios das Organizações de Catadores(as) de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis. Com o palestrante Toni dos Santos - Representante do Movimento Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis - MNCR.

Seguindo o planejamenro com a gradativa por seguimentos ocorreu a palestra com o tema, Plano de Saneamento Básico, conforme Lei Federal nº. 11.445/2007, onde teve como expositor: Pedro Antonio Gvozdanovic Villar - Superintendente da FUNASA

Coroamos o evento com a palestra ministrada pela Comissão da Parceria Público Privada da Prefeitura de Porto Velho Expositor: Thiago Tezzari – Presidente da EMDUR - Vice-presidente do Conselho. O Setor de PPP do município é o Conselho Gestor do Programa de Parceria Público-Privada - CGP/PVH. A palestra abordou os temas: iluminação, saneamento, limpeza urbana, aterro sanitário. Como estamos e onde queremos chegar, o presidente da EMDUR , mostrou como vem sendo executado os trabalhos, como os investimentos podem impactar diariamente a população , e o grande avanço que o município vem tendo com esse novo modelo trabalhado para a população.

Em seguida a apresentação da Atualização do Plano Diretor, com a servidora Raísa Tavares Thomaz que apresentou as experiências de empresas e órgãos públicos sobre projetos desenvolvidos.

Na quinta feira (13) tivemos a presenca de representantes de 80 escolas municipais e estaduais e foi trabalhado o tema Educação para o Consumo Sustentável.
O trabalho voltado para os diretores das escolas do Projeto Escola + Sustentável/Coleta de Óleo; Educação para o Consumo Sustentável - Ações simultâneas.
Logo após as apresentações a metodologia de trabalho consistiu na realização de debates e encaminhamentos. As perguntas da plenária foram divididas em blocos de 5 perguntas
direcionadas ao palestrante, sendo respondidas por cada expositor de acordo com o direcionamento.
Nesta sexta feira haverá o cerimonial de entrega da comenda mérito ambiental brasileiro, onde o prefeito Hildon Chaves será homenageado

logotipo da prefeitura de porto velho