A Prefeitura de Porto Velho iniciou as ações do ano de 2019 de manutenção e plantios de mudas de árvores do Programa Cidade Mais Verde.
O Programa lançado em 2017 é desenvolvido pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
Os plantios ocorrem em calçadas e residências, obedecendo ao cronograma das solicitações realizadas pela população através do Whats árvore.
"Basta o cidadão encaminhar uma mensagem com seu endereço para o número 99252-2191, dizendo "Eu quero uma árvore".
Já a manutenção ocorre nos plantios realizados nas principais avenidas, Carlos Gomes, Dom Pedro II, Calama, Br 364 entre outras.
A continuidade da arborização da cidade faz parte dos compromissos assumidos pelo Prefeito Hildon Chaves em proporcionar mais qualidade de vida sob o aspecto ambiental para a população.
Para o secretário Robson Damasceno a continuidade e ampliação do programa Cidade Mais Verde são de extrema importância, pois esse trabalho de plantio e manutenção proporcionará a melhoria da qualidade ambiental da cidade de Porto Velho.
"Nosso trabalho além de plantar consiste em sensibilizar a população para cuidar das plantas, tudo para promover a melhora do paisagismo e arborização do município. Pedimos a colaboração dos moradores para que possam ajudar a cuidar da mudas, pois em breve estarão embelezando e trazendo vários benefícios para Porto Velho. ”. Disse Robson.
Robson explica que a missão da SEMA é fazer com que Porto Velho suba no ranking nacional de arborização urbana. Para isso a equipe TATU de plantio da Sema ja está realizando diversos trabalhos do planejamento 2019.
O diretor Paulo Regis do Departamento de Proteção Ambiental explica que as ações de manutenção compreendem a realização de poda de condução, retutoramento, coroamento para evitar a concorrência com ervas daninhas, adubação complementar e replantio em casos de perda natural ou vandalismo.
"A manutenção é também uma etapa fundamental do processo de crescimento e de consolidação das mudas plantadas.", relatou Paulo.
O trabalho que é capitaneado pelo servidor Josenilson, que explica que já alcançaram a manutenção de mais de 200 mudas.
Para 2019, a meta da SEMA, de acordo com Josenilson, é plantar 45 mil mudas de árvores em logradouros públicos.
Josenilson destacou os avanços obtidos na área ambiental a partir dos investimentos proporcionados pela gestão atual da prefeitura.
"Sou servidor estatutário e sei que a arborização urbana é um dos grandes desafios assumidos por uma gestão municipal. Nos últimos anos não foram feitos grandes investimentos na área. O que começa a mudar.", disse Josenilson.
FONTE: SEMA