A Prefeitura de Porto Velho através da SEMA intensificou as ações de manutenção das mudas de árvores plantadas pelo Programa Cidade mais Verde.
A manutenção desta semana está sendo realizada na Avenida Duque de Caxias, na Br 364 (Entrada da cidade), Margens de canais e Ecoparque.
Ao todo a SEMA trabalha a manutenção de mais de 30 mil mudas plantadas em 2017 e 2018.
Paralelamente a equipe de servidores da SEMUSB realiza a manutenção dos mais de 50 mil metros quadrados de grama já plantados na gestão Hildon Chaves.
A manutenção segue o planejamento da gestão ambiental municipal. A SEMA segue intensificando as ações de produção de mudas, doações e plantios na cidade.
Esses são compromissos de campanha assumidos pelo prefeito Hildon Chaves, com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Porto Velho.
Segundo o planejamento do prefeito, é de fundamental importância o trabalho de plantio e manutenção para a melhoria da qualidade ambiental da cidade, o que vai impactar diretamente nas ações pprevenção contra gases do efeito estufa que influenciam, entre outros, nas mudanças climáticas e na saúde das pessoas.
O secretário Robson Damasceno (SEMA) promoverá a ampliação das equipes que trabalham em campo. "Estamos providenciando a terceirização dos serviços de plantio e monitoramento, com objetivo de ampliar a capacidade da prefeitura em arborizar a cidade.", disse Robson.
Segundo o secretário as manutenções são necessárias para garantir o desenvolvimento das árvores e paisagismo já realizados.
Explicou também que a terceirização do serviço garantirá a montagem de pelo menos, mais 6 equipes, compostas por 4 pessoas, que terão o objetivo de realizar serviços de novos plantios, poda de condução, retutoramento, coroamento para evitar a concorrência de ervas daninhas, adubação complementar, replantio em casos de perda natural ou vandalismo.
"Nosso objetivo é que durante o próximo levantamento realizado pelo IBGE possamos retirar a cidade de Porto Velho dos últimos lugares em arborização relativos aos mais de cinco mil municípios brasileiros.", disse Damasceno.
Segundo o IBGE, Porto Velho tem índice de arborização de 40,7 e ocupa a posição 4517 no ranking Brasil. Em relação aos municípios do Estado de Rondônia ocupa a décima sétima posicão.
O servidor Josenilson Alves (coordenador de campo de arborização) informou que a ampliação das equipes proporcionará um avanço significativo nos plantios de Porto Velho.
"A equipe que coordeno de servidores da prefeitura consegue realizar a manutenção de 50 a 100 mudas por dia, com a contratação poderemos ampliar a manutenção, que é uma etapa fundamental do processo de crescimento das mudas."', disse Alves.
Para 2019, a meta da Prefeitura é plantar diretamente 45 mil mudas de árvores espalhadas em 14 bairros e ainda produzir 300 mil mudas no viveiro Municipal. O diretor de Proteção e Conservação Ambiental - Engenheiro Paulo Regis Moita relata que foram muitos os avanços da gestão ambiental obtidos nos últimos dois anos.
"A gestão do prefeito Hildon Chaves e sua determinação em investir na arborização urbana foram fundamentais para consolidação deste trabalho que estamos fazendo para a arborização urbana e para a gestão de áreas protegidas.", disse Paulinho.