A Prefeitura de Porto Velho intensificou ações do Programa Porto Velho sem Fogo, desenvolvido pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), em parceria com a Associação de Brigadistas e Guardas Civis que coordena a Brigada Municipal da capital.
Nesse período que ainda antecede o forte verão amazônico, as atividades ocorrem por monitoramento espontâneo dos integrantes da Brigada Municipal.
As ações do Programa visam levar conscientização para a população quanto aos malefícios da utilização de fogo.
Na zona leste, somente na data de 22 de abril, foram registrados e combatidos mais de 15 focos de incêndios, que se iniciaram com objetivo de queimar lixo ou limpar terrenos baldios.
Os bairros Planalto, Teixeirão e Lagoa Azul são os que apresentaram maiores números de ocorrências.
A Brigada
A Brigada Municipal é formada por bombeiros civis altamente capacitados e está atuando diretamente na prevenção e combate às queimadas, inclusive dando apoio aos bombeiros militares em casos de incêndios florestais.
“A equipe trabalha de forma estratégica para extinguir o fogo, mas nossa maior meta é mobilizar a comunidade para que os focos de queimadas sejam evitados”, explicou o Secretário Robson da Sema.
Para o trabalho de controle de queimadas, a Sema informou que pretende contar com apoio da população, através de denúncias à SEMA.
A comunidade pode contribuir denunciando através do número 0800 647 1320.
Já os incêndios devem ser relatados pelo 193.
Multa alta
“A multa para quem promove queimada varia de R$ 70 a R$ 7 milhões”, alerta a SEMA.