Após determinação do Prefeito Hildon Chaves de promover melhorias no espaço ferroviário de Santo Antônio (ao lado do Memorial Rondon) os trabalhos de construção da Estação seguem a todo vapor.
Os serviços estão sob a responsabilidade da Secretaria de Integração, através dos corajosos servidores da SEMA, contando ainda com o apoio da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Asfemm), vereador Alexis Pallitot e outros parceiros.
O Prefeito Hildon Chaves espera inaugurar o local, assim como o passeio de Litorina no próximo dia 9 de junho. A estação será um local para espera dos visitantes, que terão bancos e proteção contra o sol e chuva.
A Litorina será reativada para passeio turístico, relembrando os tempos de grande esplendor da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).
De acordo com o secretário Robson Damasceno a obra ainda contempla uma intervenção paisagística, com a instalação de passarela de acessibilidade para idosos e deficientes, gramagem de taludes para proteção contra desbarrancamento e plantio de mudas nativas.
"O Prefeito Hildon determinou que buscassemos fomentar o turismo local e resgatar a história da EFMM. Então mãos a obra, pois confio na equipe do servidor João Marinho que está a frente da empreitada.", disse o secretário.
Passeio
A litorina oferecerá aos porto-velhenses passeio turístico em um trecho especial, compreendido entre o Memorial Rondon e a Igrejinha de Santo Antônio até a Vila Candelária.
Taxa de manutenção
Os organizadores estudam a cobrança de uma pequena taxa para fazer o passeio, pois haverá necessidade de manutenções e ainda mais melhorias para o local.
A litorina possui um motor a diesel e tem capacidade para 16 passageiros.
Entenda a proposta
➡️ Serão mais de 2,0 km de trilhos reativados;⠀
➡️ Percurso do Memorial Rondon (Igrejinha de Santo Antônio) até a Vila Candelária;⠀
➡️ Duração aproximada de 25 minutos;⠀
➡️ 16 pessoas por viagem + maquinista;⠀
➡️ Velocidade média de 20 km/h;⠀ ➡️ Previsto para iniciar em 9 de junho;⠀