Em breve, os alunos da Escola Flamboyant terão a oportunidade de consumir alfaces verdinhas, macias e sem agrotóxicos.
O projeto Escolas Mais Sustentáveis já alcançou 85% de sua meta inicial na escola.
A proposta da SEMI/SEMA é fomentar a produção através de um sistema que aproveita materiais recicláveis, ocupa pouco espaço e exige baixa manutenção.
As plantas crescem em estruturas construídas sob pergolados, colunas de pallet, vasos formados por garrafas pet higienizadas, utilizadas de forma isolada ou ainda encaixadas umas nas outras.
A idéia também contempla a utilização de gotejamento como método de irrigação. O sistema retém umidade, usa menos água que as hortas convencionais e otimiza a produção. "Nossa proposta é construir hortas com custo muito baixo. As escolas terão hortas o ano todo, onde os alunos poderão cuidar e ainda usar seus produtos na alimentação diária.", explicou o servidor Renato.
A gerente Flávia Moraes relata que os alunos podem manejar de forma muito simples, muito fácil a horta.
"Trata-se de uma plantação pequena, sustentável e que reaproveita material de reciclagem o que evita que eles sejam descartado no meio ambiente", disse Flávia.
Confira os exemplos de materiais que os servidores da SEMI/SEMA utilizam nas construcões de hortas: Pedaços de madeira para apoiar as colunas; Garrafas pet higienizadas; Aros de bicicleta; Arames e muito mais.