Prefeitura efetua ações de conscientização contra queimadas
A Secretaria Municipal de Integração Meio Ambiente e Turismo - (SEMI) por meio da Brigada Municipal, nesta segunda (27), iniciou a jornada socioeducativa da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas junto ao público da Praça CEU na zona Leste.
A Campanha faz parte do Programa Porto Velho Sem Fogo, realizado pela Prefeitura com objetivo de reduzir os índices de queimadas na capital.
Segundo o Prefeito Hildon Chaves as metas de atuação buscam retirar o município de Porto Velho do arco do fogo.
De acordo com a Diretora Graziela de Souza, a referida praça recebe em media, entre visitantes e freqüentadores assíduos dos vários cursos realizados e disponibilizados pela gestão do complexo esportivo e cultural, cerca de 3000 pessoas durante os três turnos.
A ação consiste na realização, através dos Bombeiros Civis da Brigada Municipal e agentes de educação ambiental (SEMA), de atividades de educação ambiental a serem realizadas durante a semana.
Segundo a coordenadora Benedita Nascimento (Bené), a Prefeitura está realizando abordagem educativa junto a comunidade local sobre as causas e conseqüências das queimadas no meio ambiente e na saúde da população. "As queimadas nessa época do ano, além do aquecimento global, aprofundam os problemas ambientais no âmbito das perdas da biodiversidade, com a morte de espécies vegetais e animais, poluição do ar e outros desastres.", disse Bebé.
O secretário Robson Damasceno explica que tais consequências para o Meio Ambiente são perdas irreversíveis, quando se trata de incêndios florestais, sobretudo, para a ciência que perde a oportunidade de realizar pesquisas junto às espécies de plantas medicinais da região.
"Essas plantas podem ser no futuro, o principal insumo para produção de remédios, vacinas para a cura de várias doenças.", disse Robson.
Outro aspecto relevante em relação às queimadas, segundo a chefe da Brigada Municipal Carmem Cristina, está relacionado aos problemas respiratórios que afetam principalmente os grupos de idosos e crianças, pois nesse período em que se intensificam as queimadas, doenças como: tosse seca, bronquite, broncopneumonia e pneumonia tornam-se crescente na região, aumentando a concentração de pessoas doentes nas UPAS e nas Unidades de Saúde do Município.
"As intervenções realizadas no âmbito da agenda de educação ambiental do Programa Porto Velho sem Fogo, visam sensibilizar, mobilizar e envolver a população nas ações de prevenção as queimadas na capital."', relata Carmem.
Desse modo, para a Prefeitura torna-se importante envolver a comunidade e todos os espaços que concentram a população local na campanha de Prevenção e Combate às Queimadas, pois esta ação não se resume apenas ao cuidado com o meio ambiente, mas sobretudo, a busca pela sustentabilidade e qualidade de vida dos povos do campo e da cidade.
De acordo com a coordenação do Programa Porto Velho sem Fogo, as ações da campanha de Prevenção e Combate às queimadas, se integram a agenda da Semana do Meio Ambiente (SEMEIA), com atividades previstas para todo mês de junho na capital, conforme cronograma.
AGENDA:
03 de Junho
ECOBLITZ Escola Municipal Ulisses Ferreira Soares Rua: José Amador dos Reis Nº 2938, JKI 8H
13 de Junho
OFICINA TEMATICA: Queimada Mata! Publico: Alunos CONVIDA Escola Est. De Ensino Fundamental e Médio Castelo Branco Av. Farquar, enfrente ao Tribunal de Justiça 9H
14 de Junho
CIRCUITO EDUCATIVO DE PREVENÇÃO DAS QUEIMADAS Escola Municipal Ulisses Ferreira Soares Rua: José Amador dos Reis Nº 2938, JKI 15H
27 de Junho
ECOBLITZ Av. Farquar enfrente a escola Castelo Branco, integrando as instituições publicas: Tribunal de Justica e Assembleia Legislativa e CPA 8H
28 de Junho
ACAMPAMENTO VERDE: um dia de campo pela vida sem queimadas! Associação Boa Safra Setor Chacareiro 15H