A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Integração Meio Ambiente e Turismo (SEMI) com atuação da Brigada Municipal continua realizando intervenções e combates diretos contra queimadas.
A ação ocorrida neste segunda feira (27) foi um combate classificado como de grande proporção ocorrido no entorno da INFRAERO, sendo necessário pouco mais de uma hora para que os brigadiatas finalizassem o sinistro.
Segundo a chefe da Brigada Municipal Carmem Cristina as ações da Prefeitura se intensificam para garantir a segurança da população.
"Infelizmente não foi possível detectar a causa ou origem desta queimada. Intensificaremos nosso trabalho informando ao MP e a Delegacia contra crimes do Meio Ambiente as ocorrências.", disse Carmem.
Os brigadistas disseram que utilizaram dois meios para promover o combater e erradicação do incêndio.
O primeiro, foi por meio do resfriamento, diminuindo a temperatura. Esse método é ideal para incêndios de classe A, que ocorrem com combustíveis sólidos que queimam na superfície e na sua profundidade, deixando resíduos (cinzas).
O segundo meio consistiu em impedir que o combustível (mato seco) entrasse em contato com o oxigênio por meio de um abafamento por uma cobertura. Utilizando abafadores.
A brigada orienta aos munícipes para evitar a utilização de fogo e ter cuidado com as atividades diárias.
Por exemplo, se o óleo de cozinha começou a pegar fogo, jamais se deve jogar água, pois, se fizer isso, ocorrerá um tipo de explosão, ferindo quem estiver por perto.
A coordenadora Benedita Nascimento explicou que isso acontece porque o óleo é menos denso que a água, assim, ao jogar água, ela tenderia a afundar, passando pelo óleo quente.
"Visto que a temperatura está acima do ponto de ebulição da água, imediatamente ela passaria do estado líquido para o gasoso, formando bolhas de vapor que subiriam rapidamente através da gordura quente e saltariam de forma extremamente violenta para o ar. Essas bolhas levariam consigo gotículas de óleo que poderiam queimar a pele se caíssem sobre ela.", disse Bené.