“Qualidade Ambiental Urbana e Desafios Regionais”, esse é o tema da Semana do Meio Ambiente desde ano, que a Prefeitura de Porto Velho, através da Subsecretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) está organizando.
A programação acontecerá no período de 1 a 29 de junho, com diversas atividades, como visita da turma de Engenharia Civil a usina de tratamento térmico de resíduos, Pit Stop de combate às queimadas, palestras, cursos, campanhas ‘Não jogue nosso planeta no lixo! Recicle!’, lançamento de projetos, apresentação teatral, oficinas, treinamentos, palestras nas escolas, entre outras. Haverá certificados para todas as atividades.
Os temas abordados serão resíduos sólidos, controle de Emissões Atmosféricas no Processo de Fabricação do Cimento, poluição hídrica, Animais Peçonhentos – Segurança e Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, circuito educativo de prevenção às queimadas.
Lançamento
Nesta segunda-feira (3/6), a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Integração (Semi) e da Subsecretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), realiza diversas atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente.
As ações contam com apoio de empresas que atuam na região. Uma Ecoblitz, com o tema ‘Queimada Mata é Crime’, aconteceu na escola Ulisses Soares Ferreira, na avenida José Amador dos Reis, no bairro JK I, zona Leste da cidade.
O evento contou com o apoio dos bombeiros da Brigada Municipal. Nesta segunda-feira, foram realizadas três palestras, uma com o tema ‘Visão Geral da Implantação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos’, na fábrica Votorantim Cimentos, cujo público-alvo foram os funcionários.
A responsável pela atividade na fábrica foi a engenheira Graciana Gonçalves de Oliveira.
A segunda palestra foi sobre ‘Resíduos sólidos e poluição hídrica’, para os funcionários e terceiros que prestam serviços na empresa Termo Norte.
A responsável foi a engenheira Kátia Ferreira.
A terceira palestra será à noite, sobre ‘Controle de Emissões Atmosféricas no Processo de Fabricação do Cimento’, para os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, na faculdade Uniron, cuja responsável será a engenheira Graciana Gonçalves de Oliveira.
Também aconteceu o lançamento do Projeto de Educação Ambiental da Unidade, para os colaboradores da Embrapa Rondônia e comunidade em geral.
Os responsáveis pelo evento são: Henrique Nery e Vânia Beatriz. Outras ações para a segunda-feira incluem um curso sobre ‘Ressocialização Ambiental’, no auditório do Ministério Público, cujo responsável será Esley Rodrigo S. Pinto, e a campanha ‘Semana do Meio Ambiente’ com tema ‘Não jogue nosso planeta no lixo! Recicle!’, com apresentação teatral no Centro Cultural – Grupo Mimos Brasil, com o espetáculo ‘Por gentileza’, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.
A responsabilidade deste evento será o Observatório Jirau.