A Prefeitura de Porto Velho, através da Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e parceiros, está realizando natarde desta sexta feira (28/6), uma agenda educativa comunitária, da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas.
A ação ocorre na Associação Boa Safra, setor Chacareiro, localizado na Zona Leste da Capital.
A atividade faz parte do Programa Porto Velho Sem Fogo, lançado pelo Prefeito Hildon Chaves em 2017 e desenvolvido pela Sema com objetivo de reduzir os índices de queimadas, buscando a retirada do município do arco do fogo.
Segundo o secretário Robson Damasceno o Acampamento Verde visa integrar ações e serviços de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do município.
"A estratégia é alcançar a população rural para a promoção do envolvimento da comunidade na luta contra as queimadas na região.", disse Damasceno.
O projeto integra vários serviços, envolvendo ações voltadas ao trabalhador, agricultor e produtor rural. Dentre as atividades haverá exposições, palestras, oficinas sobre prevenção às queimadas, novas tecnologias de cultivo na agricultura e orientações para o fomento da agricultura sustentável.
Também serão apresentadas experiências de gestão de políticas de desenvolvimento rural, no âmbito do setor de pesquisa e assistência técnica, com participação da Emater, Semagric, Embrapa, Senar, Ceplac, Prevfogo, Idaron, Seas e Defesa Civil.
Secretarias como a Semdestur, Smasf e Semusa oferecerão serviços de assistência, voltados a promoção da saúde e cidadania.
A Associação Boa Safra está localizada no Setor Chacareiro, no final da rua Raimundo Cantuária.
O secretário ainda informa que a Prefeitura trabalha para assegurar a qualidade de vida das comunidades do campo e da cidade.
Comdecom