SEMA realiza serviços de erradicação de árvores.
Uma árvore localizada no bairro Pedrinhas representava riscos à integridade física das pessoas que transitavam pelo local e principalmente a moradores. Parte dela já havia caído sobre a casa de um morador trazendo danos materiais.
Segundo o técnico Francisco Evaldo (Dinho), tais operações são realizadas com objetivo de precaver danos as pessoas e também para evitar danos ao patrimônio público e privado.
O Secretário Robson Damasceno explica que atualmente o trabalho está sendo realizado nas principais avenidas e em pátios ou proximidades de escolas públicas, hospitais, Ministério Público e Tribunal de Contas, entre outros.
O servidor Ronaldo Ramos disse que a erradicação só acontece quando a equipe do Departamento de Proteção Ambiental constata que a árvore representa algum tipo de risco.
"Nossos técnicos e engenheiros realizam a vistoria e determinam a necessidade da erradicação ou da poda. Isso ocorre quando a árvore está morta, rachada ou tomada por cupins, por exemplo”, informa Ronaldo.
A Sema informa que não atua em casos quando a árvore está muito próxima ou tocando na rede de alta tensão. Devendo ser informado para a ENERGISA, que dispõe dos equipamentos apropriados para executar o serviço sem o risco de sofrer acidentes.
Em áreas particulares a Sema também não realiza poda ou erradicação. O proprietário deve solicitar a autorização e contratar pessoas especializadas para fazer o serviço.
Compensação
As erradicacões são autorizadas pela SEMA, porém, é necessário compensar com o plantio de outras mudas, conforme avaliação feita pelos técnicos da Subsecretaria de Meio Ambiente.