EDUCAÇÃO AMBIENTALPrefeitura realiza campanha contra queimadas na zona Sul

27/Jul/2019 - 06:54

SEMA realizou palestras no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS

Na manhã desta sexta feira (26) a equipe de Educadores Ambientais da Prefeitura realizou uma abordagem educativa sobre a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) D. Cotinha localizado na Zona Sul.

As atividades fazem parte do Programa Porto Velho Sem Fogo lançado pelo Prefeito Hildon Chaves.

O público alvo foi composto pelo grande grupo de idosos do CRAS. Segundo Benedita Nascimento a proposta é atingir o máximo a comunidade local, estimulando um processo de sensibilização e mobilização da sociedade para reduzir os focos de queimadas na capital.

"A campanha de prevenção às queimadas trata sobre as implicações ambientais, sociais e econômicas relativas às práticas de queimadas, os danos ao meio ambiente que afetam o conjunto da biodiversidade, reduz a flora e a fauna as cinzas, impedindo a capacidade da floresta de se renovar no seu habitat natural, além de matar espécies de vegetais e animais, impedindo inclusive, pesquisas científicas que possam no futuro favorecer a cura a várias doenças que afetam a humanidade.", explica Bené.

Saúde em risco 

Em relação à saúde da população, o técnico Neto discorreu que os segmentos mais atingidos são os idosos e as crianças, que são acometidas por doenças respiratórias como bronquite, pneumonia e tosse seca, além da conjuntivite e doenças de pele.

Participação

Os idosos do CRAS participaram efetivamente da atividade compartilhando suas experiências sobre as consequência das queimadas em suas vidas.

A diretora do CRAS D. Cotinha, Maria do Carmo, falou da importância da atividade para os idosos. Que nessa época, eles sofrem muito com as queimadas, e podem ajudar na sensibilização de suas famílias e evitar o aumento das queimadas na comunidade.

A equipe da SEMA, auxiliada pela Brigada Municipal, foi composta pelos técnicos Benedita, Neto e Ney.

Ao final da atividade, os educadores informaram que a prática de queimada é um crime ambiental, que é passível de multa que ultrapassam os 7 milhões de reais e prisão.

Denúncias

A prefeitura disponibiliza serviços de denúncia por meio dos telefones: 0800 647 1320 ou 193 do Corpo de Bombeiro Militar e o da Brigada Municipal(69) 99233 7618.

Educacão Ambiental contra queimadas

27/Jul/2019 - 06:55

logotipo da prefeitura de porto velho