O canal atravessa o bairro Flodoaldo Pontes Pinto e ficará protegido contra invasores
Começou, na segunda-feira (26), a recuperação da mata ciliar da Área de Proteção Permanente (APP) do Igarapé da Penal, localizado atrás do Porto Velho Shopping. No espaço a Prefeitura de Porto Velho fará o plantio de mudas de árvores diversas.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), o trabalho, já previsto no Programa Municipal de Saneamento Básico de Porto Velho – PMSB, no âmbito dos Parques Fluviais, promove o paisagismo, educação ambiental e conscientização dos moradores sobre a preservação da natureza, além de atender o disposto no compromisso ambiental firmado entre o Ministério Público do Estado e Prefeitura de Porto Velho.
Aproximadamente 500 mudas de ipê, cojoba, palmeira e pata-vaca em um quilômetro de extensão na faixa que vai da avenida Pinheiro Machado até a avenida Calama.
A recuperação da mata ciliar será importante para evitar o assoreamento no canal. “Os projetos de recomposição florestal são de extrema importância, não somente por oferecer um ambiente confortável aos moradores das proximidades, como para a manutenção da biodiversidade e preservação dos recursos hídricos, pois promove a melhoria da qualidade ambiental”, diz o secretário da Sema, Alexandro Miranda Pincer, destacando o trabalho a preservação, a manutenção e recuperação da vegetação das margens ao longo dos cursos de água.
PARCERIAS
Essa atividade é desenvolvida pela SEMA e atende orientação do prefeito Hildon Chaves e do vice Maurício Carvalho, para ampliar o paisagismo e arborização da capital.
Além do paisagismo e educação ambiental nas comunidades, a Sema conscientiza os moradores sobre a necessidade de preservar a natureza. “Este trabalho é, também, uma contribuição para evitar ocupações irregulares”, explica o secretário adjunto da SEMA, Júnior Cavalcante.
O trabalho é desenvolvido pela SEMA em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), Secretaria Municipal de Serviços Básicos (SEMUSB) e uma equipe de reeducandos do sistema penitenciário.
Texto: Carlos Sabino
Fotos: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)