Além de causar prejuízo ao meio ambiente, colocar a natureza, plantas e animais em perigo, as queimadas urbanas provocam também danos à saúde pública. Com objetivo de criar estratégias de prevenção, a Prefeitura através da SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e o Grupo Marquise realizam parceria no combate às queimadas urbanas em Porto Velho, com a adesivagem de prevenção as queimadas em toda sua frota de caminhões.
A Prefeitura de Porto Velho segue fiscalizando e, ao mesmo tempo, recebendo denúncias de queimadas urbanas. As ocorrências podem ser registradas através dos telefones telefone 0800-647-1320 e 69 98423-4092 (WhatsApp). Neste último podem ser encaminhadas fotografias e vídeos das ocorrências.
A fiscalização e o recebimento de denúncias são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA).
As queimadas são mais frequentes nesta época do ano e, na maioria dos casos, ocorre por ação humana. Por se tratar de um crime ambiental, deve ser denunciado no número 0800-647-1320.
“A degradação ambiental derivada da queimada urbana não precisa necessariamente ser averiguada no momento em que ocorre. O fiscal pode constatar vestígios da queima posteriormente, e isto é prova para confecção da lavratura do auto de infração”, explica Diego Pereira dos Santos, diretor do Departamento de Fiscalização Ambiental da SEMA.
Ao fazer a denúncia através do número 69 98423-4092, que funciona com o WhatsApp, é preciso levar em conta que ele dever ser utilizado exclusivamente para o envio imagens e vídeos relacionados aos crimes ambientais. Neste caso, pode ser mostrada uma ocorrência de flagrante. Às vezes, por causa da demanda, a fiscalização pode não chegar a tempo e as imagens configuram a prova necessária.
Texto: SEMA
Fotos: SEMA