Sema reforça o comprometimento no combate à crise do clima
O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas tem como objetivo chamar a atenção da população sobre o tema e quais medidas podemos tomar no dia a dia para reduzir o impacto da emissão de gases de efeito estufa (GEE).
De acordo com o último relatório do IPCC (2021) as mudanças climáticas estão afetando todo o Planeta com enormes custos humanos e econômicos que superam em muito os custos da ação. Vemos um aumento exponencial de secas e incêndios, que continuarão a afetar os meios de subsistência, a agricultura, os sistemas hídricos e os ecossistemas. As mudanças na neve, gelo e inundações de rios são projetadas para impactar a infraestrutura, transporte, produção de energia e turismo.
Nesse contexto, a ONU por meio do Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, criou um plano de ação global para enfrentar algumas das questões mais urgentes que afligem o planeta Terra nos últimos tempos. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável divididos em 169 metas, dentre os quais, o objetivo 13 apresenta a ação contra a mudança global do clima para tomar medidas urgentes no combate a mudança climática e seus impactos (ONU 2015). Dentre elas pode-se citar a necessidade de melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima; Implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos partes da UNFCCC para a meta de mobilizar conjuntamente US$ 100 bilhões por ano a partir de 2020, de todas as fontes, para atender às necessidades dos países em desenvolvimento, no contexto das ações de mitigação significativas e transparência na implementação; e operacionalizar plenamente o Fundo Verde para o Clima por meio de sua capitalização o mais cedo possível entre outros (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs).
O secretário Alexandro Miranda Pincer destaca que "a mudança climática é um dos maiores desafios do nosso tempo. Seus impactos, que afetam desde a produção de alimentos até o aumento do nível do mar, aumentando o risco de inundações catastróficas, têm desestabilizado as sociedades e o meio ambiente de uma maneira global e sem precedentes".
COMO COLABORAR?
Existem diversas formas de colaborarmos com a redução da emissão dos GEE. Dentre as quais podemos citar a diminuição do desmatamento, reflorestamento, conservação de áreas naturais, uso de energias renováveis não convencionais, reduzir o consumo de energia, primar pela eficiência energética, praticar a Política dos 3R’s (reduzir, reaproveitar e reciclar), empregar tecnologias de baixo carbono, melhorar o transporte público com baixa emissão de GEE entre outras.
Os próximos anos ainda oferecem a oportunidade de um futuro sustentável e habitável para todos, mas para que isso aconteça, são necessários esforços imediatos, individuais e no coletivo para substituir a nossa atual forma de explorar os recursos naturais por uma economia circular e sustentável.
Texto: SEMA.